Mais uma importante ação destinada ao setor de mobilidade urbana foi entregue a população de Cuiabá/MT. A Prefeitura de Cuiabá busca melhorar e modernizar o sistema de transporte público por meio do novo modelo de abrigo de espera de ônibus. A iniciativa visa seguir como base os conceitos de sustentabilidade e conforto aos usuários, como por exemplo, a edificação da inovadora Estação Alencastro. A alternativa foi encontrada para garantir maior comodidade ao cidadão. O primeiro ponto desse modelo está localizado em frente ao Pantanal Shopping, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA).

O novo tipo de ponto de parada é construído a partir de contêineres utilizados para transporte de cargas e serão distribuídos em 82 espaços de diferentes regiões da cidade, principalmente, onde o fluxo de passageiros varia em uma média de 5 a 10 mil pessoas por dia. O trabalho de restauração passa pelas estruturas metálicas, que antes seriam descartadas, ganham uma nova finalidade com a garantia de pelo menos mais 15 anos de vida útil. O abrigo possui placas solares que garante a iluminação, pontos de USB para recarga de celulares, biblioteca com livros, além disso a presença de jardins suspensos, que serão cobertos por plantas ornamentais, trazendo uma beleza verde em meio a todo contexto urbano.

Um ponto importante desse projeto é a participação do setor privado, no qual todos os pontos serão construídos por meio do processo de chamamento público e incentivado a aderir à política denominada “adote um abrigo”, uma oportunidade para que as empresas conquistam o direito legal de explorar o espaço com o uso de publicidade. Essas empresas também assumirão a responsabilidade de zelar pelo lugar, com as devidas manutenções necessárias e com prazo mínimo de cinco anos para exploração. (Com informações da prefeitura de Cuiabá)

 

 

Por Laura Arruda

Deixar uma resposta

Entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui.