Não há contagem de calorias ou dietas radicais – em vez disso, a dieta nórdica promove uma abordagem vitalícia para uma alimentação saudável. Ela se concentra em alimentos sazonais baseados em vegetais e é repleta de proteínas magras, carboidratos complexos e gorduras saudáveis. A nova dieta, que existe há séculos, foi adaptada da Pirâmide Dietética do Mar Báltico em 2004 para incluir mais sabores e valor nutricional. A nova versão promove mais alimentos a partir de paisagens selvagens, menos aditivos alimentares, produtos orgânicos sempre que possível e mais refeições caseiras. A dieta nórdica é bastante semelhante à conhecida dieta mediterrânica. Ambos incluem abundância de peixes de água doce, vegetais de raiz, frutas e grãos integrais – como aveia e cevada – e limitam o consumo de carne vermelha, laticínios, açúcares e alimentos processados.

A principal diferença está nas gorduras oleosas. Enquanto a dieta mediterrânea sugere azeite, a dieta nórdica opta pelo óleo de canola. Ambos os óleos promovem um coração saudável, aumentando o colesterol bom (HDL) e eliminando o colesterol ruim (LDL). A Organização Mundial da Saúde (OMS) descobriu que tanto a dieta mediterrânea quanto a nórdica reduzem o risco de câncer, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Outros estudos revelaram que a dieta nórdica pode reduzir os níveis de pressão arterial sistólica e diastólica, normalizar os níveis de colesterol e ajudar as pessoas a perder peso ou manter um peso saudável. Além disso, como a dieta é bastante semelhante às dietas antiinflamatórias – que tradicionalmente consistem em frutas, verduras, proteína magra e gorduras saudáveis ??- foi demonstrado que reduz a inflamação nos tecidos adiposos e, consequentemente, os riscos para a saúde relacionados à obesidade.

Referência

Deixar uma resposta

Entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui.