Foi realizado na Câmara dos Deputados em Brasília, na última quinta-feira (05), Sessão Solene que homenageou os povos Indígenas e Quilombolas do Estado de Mato Grosso. Requerida pelo deputado federal Victório Galli (PSL), a sessão foi em alusão ao aniversário de 300 anos da cidade de Cuiabá, que será celebrado em 2019. De acordo com seu requerimento, a sessão tem como finalidade “dar visibilidade às causas Indígenas e Quilombolas, além de reconhecer seu valor histórico e cultural”.

Durante a sessão, os Indígenas e Quilombolas foram homenageados por serem os primeiros habitantes de Cuiabá, por suas lutas em defesa do seu povo, das suas crenças, culturas e tradição. Um vídeo de 10 minutos foi apresentado, destacando alguns projetos de agricultura, pecuária, piscicultura, dentre outras culturas. Esses projetos foram realizados em  aldeias da Etnia Paresi, valorizando o pequeno produtor indígena, respeitando suas especificidades culturais, bem como as nascentes existentes em seus territórios e o meio ambiente como um todo.

Na ocasião, estavam presentes Indígenas de vários Povos de Mato Grosso, o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Cuiabá, Prof. Argon Noberto Hachmann, caciques, lideranças Indígenas, liderança dos estudantes acadêmicos Indígenas e o coordenador de Atenção Primária da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Antonio Campos.

A mesa foi composta da seguinte forma: Dep. Federal Victório Galli; Prof. Argon Norberto Hachmann; Arnaldo Zunizakae, representando o Povo Paresi; Edimar Roaribo Kajejeu, representando o Povo Bororo; Valdomiro Soare, presidente do CONDISI Cuiabá (representando os 10 Povos da área de abrangência do DSEI Cuiabá); Kelsimone de Almeida e Silva, representando os Povos Quilombolas.

Encaminhamento

Foi  protocolado o pedido de criação de uma Comissão Especial na Câmara dos Deputados  para trabalhar na elaboração e efetivação de políticas de desenvolvimento da Sustentabilidade dos Povos Indígenas do Cerrado.

Deixar uma resposta

Entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui.