Adultos também precisam se vacinar!


Começou nesta segunda-feira (06) a Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite. O público-alvo são crianças de até cinco anos, porém os adultos também devem ficar atentos à sua carteira de vacinação, e aproveitar a oportunidade para se imunizar também.

O Ministério da Saúde recomenda que a população com 20 anos ou mais tome cinco vacinas, que protegem contra mais de 10 doenças.  As doses são:

Hepatite B – 3 doses, de acordo com a situação vacinal.

Febre Amarela – dose única válida para toda vida.

Tríplice viral (previne sarampo, caxumba e rubéola) – se nunca vacinado: 2 doses (20 a 29 anos) e 1 dose (30 a 49 anos);

Dupla adulto (DT) (previne difteria e tétano) – Reforço a cada 10 anos

Pneumocócica 23 Valente (previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo) – 1 dose a depender da situação vacinal.

Estas vacinas são de rotina, disponibilizadas gratuitamente nos postos de saúde. É importante se imunizar para ajudar a proteger aqueles que não podem tomar a vacina. É o caso de pessoas alérgicas ou de bebês que ainda não atingiram a idade adequada para a vacinação e estão vulneráveis à patologia.

Gestantes também precisam se vacinar, porém nem todas as doses são recomendadas. Para elas, o Ministério da Saúde indicam as vacinas da Hepatite B, a DT e a dTpa (Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto). Esta última previne contra difteria, tétano e coqueluche  e deve ser tomada a cada gestação, a partir da 20ª semana de gestação ou no puerpério (até 45 dias após o parto).

Campanhas de vacinação contra doenças específicas, como a gripe, podem incluir grupos de diversas idades, dependendo do risco. Nesses casos, a população deve ficar atenta aos anúncios do Ministério da Saúde para saber se precisa se imunizar. Ao ir até um posto de saúde, leve sua carteira de vacinação para que seja feito o registro.

Imagem destacada: disponível em pixabay.com.

Direto da redação, Bárbara Muller.

5 recomendado
comments icon 0 comentários
bookmark icon

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *