Bombeiros registram queda no número de queimadas florestais em Sorriso no mês de Julho


Com a chegada do mês de agosto os ventos aumentam e a umidade relativa do ar diminui, tornando um clima mais quente e propício a propagação de incêndios. O período de proibição das queimadas na zona rural em Mato Grosso que começou no  (15) de junho e vai até o dia 15 de outubro. A data é estabelecida conforme a situação climática e baseadas nas ocorrências de incêndio dos anos anteriores, podendo até  ser prorrogada, a escassez de chuva e a baixa umidade relativa do ar é um dos fatores que pode levar a prorrogação do período.

No município de Sorriso, os dados do Corpo de Bombeiros apontam que em 2018, no mês de Junho foram identificados 27 e Julho 31 focos de incêndios urbanos, contra 30 e 31 focos  no mesmo período do ano anterior. Ainda segundo os dados, nesses meses ocorreram 11 casos de incêndio em florestas este ano, e 13 focos de incêndios florestais no ano passado.

“Tivemos uma redução no número de casos de incêndio florestais expressiva no mês de julho, mas a maioria dos focos de incêndios continuam  sendo na área urbana, que é proibido. Queimada em área urbana é crime ambiental em qualquer época do ano”, explicou o major Weber Dionísio Batista Junior, comandante da 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Sorriso .

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre 1º de janeiro e 17 de julho foram registrados 1265 focos de queimadas em Mato Grosso. Dos 10 municípios brasileiros com mais focos de incêndio registrados no país neste ano, seis são de Mato Grosso: Feliz Natal, Nova Maringá, Tangará da Serra, Tabaporã e Gaúcha do Norte.

Dicas de como evitar incêndio

Criar aceiros nas propriedades em um espaço de 1,5 m para dividir áreas de plantio com a de vegetação e em locais que oferecem riscos de incêndios florestais e até mesmo as propriedades vizinhas.

 Evitar jogar lixos, latas de bebidas as margens da rodovias bem como bitucas de cigarros que podem provocar um incêndio.

Evitar parar com um veículo em funcionamento sobre capim as margens de rodovias ou áreas de pastagens.

E ficar sempre atento a qualquer fumaça entrar em contato com os Bombeiros no número 193.

Direto  de Sorriso/MT, Adriano Carneiro

6 recomendado
comments icon 2 comentários
bookmark icon

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *