Cresce participação de commodities nas exportações brasileiras

12 de outubro de 2018


Em setembro, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), houve aumento de participação das commodities nas exportações brasileiras. No comparativo com o mesmo período de 2017, o crescimento é de 2,7%.  Por outro ladro as não commodities tiveram baixa de 7% no período.

Na soma dos nove primeiros meses deste ano o setor manufatureiro apresentou resultado de 35%, ou seja o pior desde 1980, quando a FGV começava a realizar análises sobre o comércio exterior. As commodities soja em grão, minério de ferro e petróleo, representam juntos, 31% das exportações no período.

A China aumentou a sua participação na compra de produtos brasileiros e segundo a FGV, isso é resultado da maior concentração nas commodities. Entre janeiro e setembro, 26,3% das exportações brasileiras foram para o país asiático. Em segundo lugar aparece o Estados Unidos, com apenas 11,4% das compras.

A recomendação da Fundação Getulio Vargas é que os formuladores da política comercial do Brasil tenham cautela diante do cenário de guerra comercial entre os dois principais mercados de destino das exportações brasileiras, mantendo ambos preservados os dois mercados.

Direto da Redação, Bruno Bortolozo

12 recomendado
comments icon 0 comentários
bookmark icon

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *