Governo Federal criará programa para preenchimento de vagas remanescentes nas universidades federais


O Censo da Educação Superior 2017, divulgado nesta quinta-feira (20), mostra que há um grande número de vagas ociosas em universidades federais devido à desistência dos estudantes. Por isso, o Governo Federal anunciou o  Sistema de Seleção Unificada (Sisu) Transferência, na tentativa de lidar com o problema. O objetivo é que haja uma forma de selecionar os alunos que serão transferidos de uma instituição para a outra, evitando a desistência, sem aumentar os custos para o Governo.

Assim como o Sisu, as universidades interessadas deverão aderir ao programa e cada instituição de ensino criará suas regras. De acordo com o Ministério da Educação, um quinto dos ingressantes e universidades federais fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) novamente, demonstrando a intenção de mudar de curso ou instituição. As vagas ociosas se tornam um desperdício de dinheiro público, e podem ser ocupadas com estudantes mais adequados para aquele curso ou instituição.

Ainda em outubro, o Ministério deseja apresentar a proposta de como funcionará o Sisu Transferência, e começar a implementá-lo já em 2019.

Direto da Redação, Bárbara Muller.

11 recomendado
comments icon 4 comentários
bookmark icon

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *