Junta Comercial de Mato Grosso está se tornando digital


A Junta Comercial de Mato Grosso está se tornando cada vez mais digital. As mudanças vão trazer mais facilidade para os empresários ao abrir, registrar, transferir ou fechar uma empresa. A transição está ocorrendo desde fevereiro e a expectativa é que o sistema esteja funcionando a partir de outubro deste ano. Mato Grosso será o 8º estado a aderir a essa mudança.

Gercimira Rezende, presidente da Junta Comercial, explica que o empresário não precisará ir até a junta para fazer diversos processos, basta que ele tenha uma assinatura digital. Apesar de ainda não estar em pleno funcionamento, a junta digital já conseguiu diminuir o tempo de emissão de certidões e registro. “Em 48h estamos conseguindo entregar uma empresa constituída, baixada ou alterada com CNPJ, já que temos um convênio com a Receita Federal”, diz a presidente.

A junta também faz parte da Rede Simples, uma iniciativa que busca diminuir a burocracia  e evitar transtornos para os empresários. Essa rede inclui, em um sistema integrado, diversos órgão públicos, municipais, estaduais e federais que precisam ser consultados ao abrir uma empresa. Dentre eles estão a Prefeitura, a Receita Federal, a Secretaria de Fazenda, o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Meio Ambiente. A Rede Simples foi desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

A presidente da junta participou do Painel Econômico dentro do Seminário Indústria Forte Estado Forte, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC-MT). O painel também contou com a participação de representantes da Desenvolve MT, do Banco do Brasil e do Sicredi que apresentaram as linhas de crédito disponíveis para os empresários expandirem seus negócios. O Seminário é parte da feira ExpoVarejo 2018, que está acontecendo no Centro de Eventos do Pantanal.

 

Direto da Redação, Bárbara Muller

3 recomendado
comments icon 0 comentários
bookmark icon

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *