Cuiabá, terça-feira, 16/07/2024
05:19:56
informe o texto

Notícias / Música

14/11/2021 às 11:01

Casa de Bem Bem será sede do Instituto Ciranda após conclusão das obras

Prefeitura prevê entrega em 2022 e promete nova licitação ainda este ano

Entretê

Casa de Bem Bem será sede do Instituto Ciranda após conclusão das obras

Foto: Fred Gustavos

A casa de Bem Bem, edificação centenária tombada como Patrimônio Histórico, deve ser a sede do Instituto Ciranda já no próximo ano. Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) vistoriaram, esta semana, a etapa final das obras no casarão, que deve ser entregue nos próximos meses. O próximo passo é o início das obras no quintal, onde serão construídos anexos para atender todas as ações do Instituto.

A prefeitura promete lançar o edital de licitação das obras restantes até o fim deste ano. “A gente vai começar a dar os passos para concluir esta última etapa da Casa de Bem Bem. Vamos trabalhar no processo licitatório para já chegar em janeiro com a licitação em andamento. A intenção é fazer o mais rápido possível para entregar o espaço ainda em 2022”, assegura a secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Leite Jacob.

A revitalização do espaço é uma ação realizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá. A obra foi contemplada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Cidades Históricas e também conta com orçamento oriundo da Fonte 100.O montante é de R$ 2.150.648,25.

O casarão histórico foi cedido, em 2012, por meio de um Termo de Comodato, para ser a sede do Instituto Ciranda. Desde então, a restauração se tornou um sonho compartilhado por alunos e diretores da instituição.

“Eu vejo a imagem da rua povoada de crianças, adolescentes, empoderados com seus instrumentos musicais, saindo daqui para fazer um ensaio aberto na praça. Vai trazer mais vida para o Centro Histórico”, projeta o maestro Murilo Alves, presidente do Instituto Ciranda.

A arquiteta Amélia Hirata, superintendente do Iphan em Mato Grosso, se mostrou satisfeita com o andamento das obras e a perspectiva de futuro do espaço. “O imóvel já está em uma condição praticamente de habitabilidade. É triste ver casarões históricos abandonados, quem perde somos nós. É importante dar uso a eles, principalmente com uma função social, como é o caso de uma instituição que trabalha com música para crianças e adolescentes”.

Assim que for entregue, o casarão vai abrigar a parte administrativa do Instituto Ciranda, além de sediar um memorial sobre a instituição. “É importante que a comunidade conheça a nossa trajetória e nossas ações, afinal vamos habitar um espaço histórico. E essa é uma luta que nós temos há muito tempo, então vai ser uma honra fixar residência na Casa de Bem Bem”, acrescenta Murilo.

Quando a Archaios assumiu a obra, após o desabamento de 2017, o cenário era desolador. De acordo com o proprietário da empresa, o engenheiro Nilson José Duarte, 70% da obra estava ao chão. A fundação estava danificada, paredes caídas, madeiras podres, esquadrias, batentes e parapeitos estragados.

“Colocamos a obra de pé com a restauração dos esteios. Fizemos adobes e refazemos as paredes que tinham ruído. Iniciamos, então, a taipa, que também tinha ruído. Após concluir a taipa, colocamos a cumeeira e, por cima, o madeiramento. Tivemos que correr contra o tempo para cobrir antes do início das chuvas. E assim conseguimos colocar a obra no estado que está hoje, praticamente pronta para ser entregue”, conclui o engenheiro.

Casa de Bem Bem

Tombado pelo IPHAN, o casarão em estilo colonial, tipicamente cuiabano, é conhecido como um dos mais tradicionais da capital e está situado na antiga Rua do Campo (atual Rua Barão de Melgaço). Figura ilustre da sociedade cuiabana, Dona Bem Bem foi anfitriã de diversas festas nas décadas de 1970 e 1980, principalmente as festividades de São Benedito.

A construção e o contexto externo, quintal com mangueiras e outras árvores, são testemunhos de fragmentos da história mato-grossense. O casarão é uma singular representação de patrimônios materiais e imateriais que resistem ao tempo, inclusive foram encontrados pedaços de cerâmica e utensílios domésticos que ajudam a reconstruir a memória da cultura da cuiabania.

Instituto Ciranda – Música e Cidadania

O Instituto Ciranda – Música e Cidadania é uma associação civil sem fins lucrativos, reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, criada para desenvolver ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania.

Com sede em Cuiabá e com polos em Chapada dos Guimarães, Rondonópolis e Poconé, o Instituto atende mais de 700 crianças, adolescentes e jovens oriundos de diversas realidades. Por meio de parcerias, o Instituto disponibiliza gratuitamente uniformes, materiais, atividades pedagógicas e instrumentos musicais.

Além das aulas práticas, a instituição oferece aulas teóricas, métodos e partituras. São disponibilizados regularmente cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional nas áreas musicais e de produção cultural. A abordagem social inclusiva possibilita que muitos alunos continuem os estudos musicais em universidades do Brasil e exterior e ingressem no mercado de trabalho.

Fotos: Fred Gustavos

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet