Cuiabá, terça-feira, 16/07/2024
05:54:50
informe o texto

Notícias / Música

02/12/2021 às 17:20

Dia do Samba: o que representa e onde curtir nesta quinta

O Entretê entrevistou três sambistas de Cuiabá, que contaram sobre o que o gênero musical representa e o que farão na data comemorativa

Priscila Mendes

Dia do Samba: o que representa e onde curtir nesta quinta

Raoni Ricci, Ju Grisólia e Rodrigo Mendes, em apresentação no Garden Pub, acompanhados do grupo Compasso Malandreado

Foto: Lucas Lemos

Dois de dezembro é o Dia Nacional do Samba. Não é uma lei federal - mesmo havendo projeto de lei no Congresso Nacional, mas já é celebrado por sambistas de todo o Brasil - aqueles que cantam e aqueles que dançam, todos ‘bons sujeitos, bons da cabeça e de pés saudáveis’.

Tudo começou em 1962, quando foi realizado, no Palácio Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro, o I Congresso Nacional do Samba, encerrado nessa data, quando houve a intenção de tornar oficial por uma lei do então Estado da Guanabara. Outra versão diz, ainda, que tal data seria o dia de iniciar os ensaios das escolas de samba.

Oficial ou não, o gênero congrega muitos motivos para ser celebrado - o ano todo. Está na construção cultural brasileira, sem exagero nenhum, desde a constituição do país. Surgiu das expressões artísticas dos negros escravizados. E hoje, além de ser símbolo do Brasil, ainda reconecta a população negra com a própria história.

“O samba é importante para a cultura brasileira, principalmente, pela ancestralidade que traz na bagagem e eu aderi ao samba por isso, pela negritude, por ser uma história de povos pretos, pelo batuque… O jeito que o samba conduz é um estilo que gosto muito! Eu até arrepio de falar, porque me traz aquela memória de meus antepassados. É um amor sem explicação”, conta Juliane Grisólia, multiartista, que se apresentará esta noite - claro (confira a programação sugerida pelo Entretê mais abaixo).

Deize Águena é cantora também e, assim como Ju, compõe o ‘Mulheres no Samba’, grupo que - como o nome diz - é composto por mulheres sambistas. “Para mim, o Dia do Samba é muito importante, porque eu nasci num grupo de Choros e Seresta, onde o samba de raiz e os novos compositores e intérpretes do samba sempre estiveram presentes. Apesar de ser intérprete de outros ritmos, o samba faz parte da minha vida”, comenta enquanto comemora a data lá no Rio de Janeiro, capital reconhecida pelo gênero musical.

Raoni Ricci também se apresentará esta noite - inclusive, em dois locais que celebrarão o Dia do Samba em Cuiabá - e reconhece a importância do ritmo para a cultura brasileira. “É muito importante que o samba tenha um dia nacional, embora seja celebrado todos os dias em todos os cantos do país. No dia 2 de dezembro, lembramos e homenageamos esse estilo musical nosso, que nasceu nos navios negreiros e tem papel histórico na formação da nossa identidade nacional. O samba é a cara do Brasil e a força do povo brasileiro, especialmente dos mais necessitados. Agoniza, mas não morre!”.

Para curtir o Dia do Samba - Dicas do Entretê

Restaurante Trigória
Nesta quinta-feira, a partir das 18h
Entrada: R$ 10
Convidados: Pikachu, Raoni, Sônia Moraes, Ju Grisólia, Rita Cássima, Semites Marques, Henrique, Bia Borel, Regina Rangel, Mariana Borealis, Seu Jorge, Marcelinho, Sandra Regina, Nilson Brito, Sacarrolha e Celia Moreno.

Garden Pub:
Nesta quinta-feira, a partir das 19h30
Entrada: R$ 20
Raoni Ricci e Compasso Malandreado recebem: Marcelinho, Raul Fortes, Rodrigo Rocha, Lero, Flavinho Assis, Erielson Marques, Rony Black, Professor Cleiton, Leuo, Rita Cássia, Seu Jorge, Ju Grisólia, Henrique Maluf, Akane, Pikachu, entre outros.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet