Cuiabá, terça-feira, 16/07/2024
08:32:19
informe o texto

Notícias / Diversidade

11/04/2022 às 13:35

Mãe e filhas abrem salão de beleza afro para fortalecer autoestima de mulheres negras

Espaço oferece tratamento capilar, cortes e tranças

Priscila Mendes

Mãe e filhas abrem salão de beleza afro para fortalecer autoestima de mulheres negras

Foto: Divulgação

Três mulheres negras - mãe e duas filhas - encontraram nas tranças afro uma forma de contribuir com a autoestimade pessoas pretas em Cuiabá e abriram um novo empreendimento,o espaço Nefertiti Beleza Afro, no bairro Boa Esperança, pararesgate da cultura e da própria identidade.

É uma empresa de uma família majoritariamente feminina: as filhas Amanda de Paula e Fernanda de Paula e a mãe
Débora de Paula.

As irmãs sempre foram incentivadas pela mãe a manterem os cabelos naturais. Debora fez cursos para aprender a cuidar e cortar os fios das filhas, evitando o alisamento.

A família veio do interior de Goiás e, em 2018, as jovens faziam tranças nas casa das clientes e se identificavam como as ‘Braid Irmãs’. Tempos depois, contaram com a ajuda de uma amiga, cuja mãe tinha um salão de beleza, e assim conseguiam utilizar o espaço em dias de pouca movimentação.

Amandapassou a atender em sua própria casa, enquanto Fernanda, aos 16 anos, decidiu trabalhar com outras coisas, que não tranças.

Com a pandemia, Amanda intensificou o trabalho para ajudar nas contas da família. “Foi quando decidi deixar a faculdade. Em outubro de 2020, emprestei uma sala em Várzea Grande, porque estávamos nos mudando para a casa que estamos hoje em dia, foi meu primeiro grande passo profissional e foi quando comecei a perceber o que eu realmente gostava de fazer”, relata.

A mãe das meninas, à época sem emprego fixo, resolver reunir o próprio conhecimento em cortes de cabelo afro com o trabalho das trancistas. “Diante das circunstâncias, vimos como uma oportunidade. Então, decidimos nos juntar e agregar serviços mais completos”.

Mas as contas continuavam a chegar e Amanda e Fernanda começaram a fabricar toucas de cetim e durags, itens culturalmente usados pela comunidade negra. A primeira leva foi costurada à mão, mas Amanda decidiu investir. “Sem nunca nem ter visto uma máquina de costura de perto, eu decidi comprar uma e tentar. Começamos a aprender sozinhas e como era teste, a gente dava de brinde para as clientes. Só depois que começamos a vender”.

Representatividade, troca e autoestima

As irmãs sempre foram criativas. Pintavam os cabelos, faziam tranças e penteados com o auxílio de Débora. Dizem que sempre entenderam a importância da estética para a mulher preta, mas foi trançando que identificaram diversas outras histórias de meninas e mulheres, que passaram pela transição e viram nisso a maneira de serem referências, servindo de inspiração para outras gerações.

“Atendi uma mulher que chegou na minha casa chorando muito, pois ela estava fazendo transição e, aquele dia, decidiu cortar o cabelo ela mesma. Comecei a fazer as tranças e, durante a conversa, houve essa troca. Ela contou que decidiu passar pela transição por causa da filha, porque por mais que ela falasse o quão o cabelo da criança era lindo, surgia o questionamento ‘mas porque o seu não é igual?’. Ela sentiu a necessidade de ser a primeira referência da filha”, diz Amanda.

“Foi um marco conhecer essa mulher, porque pude perceber a importância da autoestima, ao mesmo tempo que identifiquei as diversas violências que as mulheres sofrem no dia a dia, principalmente a mulher preta. Quando terminamos, ela começou a chorar muito e disse: ‘eu ia embora de Uber, mas eu vou de ônibus, porque não quero sair da mesma maneira que entrei’. Percebi que essa exposição no ônibus foi um problema para ela na vinda e, saber que isso mudou em uma tarde foi incrível”, finaliza.

Serviço
Nefertit Beleza Afro
Endereço: Rua 60, 179 - Bairro Boa Esperança
Agendamentos: (65) 99297-9515
Redes Sociais: @nefertiti.belezaafro

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet