Imprimir

Imprimir Notícia

17/03/2020 às 17:44 | Atualizada: 18/03/2020 às 09:37

Aulas de música melhoram a saúde e promovem mais qualidade de vida

Mirella Duarte

A música é capaz de transformar a vida de qualquer indivíduo, só de ouví-la as pessoas tendem a ser influenciadas pela sensação transmitida nas notas, pelas letras, em cada canção e estilo. Isso porque o cérebro entende perfeitamente os métodos musicais, fato que fica ainda mais evidente quando aulas de músicas são inseridas no dia a dia de quem se propõe a fazê-las.

Além dos benefícios mais evidentes, comprova-se cientificamente em diferentes tipos de estudo que a música alivia a ansiedade, ajuda a curar nossas dores emocionais, melhora o sono e até potencializa o desempenho do ser humano em outras atividades, pois exercita o cérebro em pontos diferentes do raciocínio.

Entre as áreas diretamente afetas pela musicalização, o lobo temporal, que se conecta em circuitos de ida e volta com o hipocampo, uma das áreas ligadas à memória, o cerebelo e a amígdala, áreas que integram o chamado cérebro primitivo e são responsáveis pela regulação motora e emocional. Além destas, um pequeno núcleo de massa cinzenta, relacionado à sensação de bem-estar gerada quando alguém ouve uma música e se identifica com ela, o que gera simultaneamente a sensação de prazer.

É o que explica Fabrício Roder, empresário e baterista que trouxe o Bateras Beats para Cuiabá, cinco anos atrás, e percebeu a rotina de muitos alunos transformada com o decorrer das aulas de música na escola.

Roder observa que os alunos andam acelerados com a rotina, assim como todo mundo em um mundo muito competitivo e corrido. No entanto, durante as aulas, é importante focar nas próprias necessidades e guardar um tempo para trabalhar às melhorias. Sendo assim, um caminho contra à ansiedade, que trabalha questões psicológicas de qualquer pessoa. “Temos alunos de todas as idades e com objetivos diversos na melhoria da qualidade de vida, mas a ansiedade pode ser a maior de todos os vilões da saúde. Costumamos ver resultados opostos e no auxilio ao tratamento de problemas como esse depois de um tempo de aula, em media, seis meses de aula”, acredita.

Além da disciplina e coordenação, os alunos também conseguem um desenvolver a socialização em diversos setores da vida, quando montam uma banda, por exemplo, que é um trabalho constante e que está presente na didática da escola, aprendem a trabalhar em equipe. "Compartilham ideias, suas opiniões e fomentam amizades duradouras através da música. Eu toco bateria e participo de bandas desde os meus 17 anos e todos meus amigos vieram desse convívio com a música", destaca a própria história.

Bateras Beat Cuiabá

O Bateras Beat é uma franquia com 41 unidades, sendo 32 no Brasil e oito no exterior. A fundação foi em 1992 em Brasília, pelo baterista Dino Verdade, que naquele período revolucionou o ensino musical no Brasil. É, desde então, a maior rede de escolas de música da América Latina e inclui aulas de canto, guitarra, violão, ukulele, bateria, contrabaixo, piano, teclado, saxofone e musicalização infantil.
 
 Imprimir