Imprimir

Imprimir Notícia

16/11/2021 às 10:01

Consciência Negra: Artistas cuiabanos grafitam a escadaria do Beco Alto

Entretê

A escadaria do Beco Alto, localizada no Centro Histórico de Cuiabá, foi ponto de encontro de artistas plásticos e grafiteiros, no último sábado (13). A ação, uma homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), contou ainda com muita música, dança, capoeira e poesias.

O encontro ‘Arte na Rua: O Último Tom da Cor', 
realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá e o Museu da Imagem e Som de Cuiabá (Misc), objetivou fomentar a cultura e fortalecer o ponto turístico da capital mato-grossense.

O evento prestou ainda uma homenagem ao mestre Pastinha (Vicente Ferreira), um dos principais mestres de Capoeira da história do Brasil, 
falecido há quatro décadas.

Cada artista registrou o próprio estilo nas paredes e escadarias, a fim de expressar um conceito. Carlos Pina é grafiteiro há pouco mais de cinco anos. A imagem escolhida foi o ‘Escravo Tigre’, uma  figura conhecida na época dos séculos XVIII e XIX. “Sou um estudioso da história, principalmente da nossa eterna Cuiabá, a cidade de antigamente”, contou Carlos.

Já a artista plástica Elaine Fogaça pintou um rosto com flores ao redor. “Utilizo a técnica da aquarela. Pintura em papéis. É a minha primeira vez. Curti muito. É uma coisa que vou começar a praticar, arte na rua”, declarou a jovem.

Houve poesia, com Luciene Carvalho, rap com Azul e com Mano Raul, grafite com artistas como Babu 78 e Rafael Jonnier e muito mais.

“Os pontos históricos da capital merecem esse cuidado retratado através da arte produzida pelos artistas locais”, enfatizou a secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob.

 
Com assessoria
 
 Imprimir