Imprimir

Imprimir Notícia

18/11/2021 às 10:08

1º Prêmio Mato-grossense Tereza de Benguela será nesta quinta, no Teatro Zulmira

Entretê

Será realizado, nesta quinta-feira (18), às 19h, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, o 1º Prêmio Mato-grossense Tereza de Benguela, que irá homenagear mulheres negras em 22 áreas de atuação. A entrada é gratuita, aberta ao público e conta com show nacional de Ana Cacimba.

A iniciativa é uma parceria entre o 
Coletivo Herdeiras do Quariterê e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e programação conta com exposições de artes plásticas, performances, moções de aplausos, entrega das estatuetas e muito mais. Será a primeira apresentação do espetáculo "Cura", de Ana Cacimba, com plateia presencial.

São 98 mulheres candidatas aos 22 prêmios, selecionadas de um universo de mais de 200, número insuficiente ainda para contemplar a riqueza de produção e de representatividade das mulheres negras em Mato Grosso, conforme registra a organização do prêmio.

Este primeiro prêmio é simbólico, um início, que marca também o Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro. A intenção é que seja anual e, aos poucos, possa homenagear outras mulheres.

Uma das organizadoras, Silviane Lopes, explica que o objetivo do prêmio é valorizar as mulheres negras mato-grossenses, herdeiras de Tereza de Benguela, líder do Quilombo do Quariterê, localizado em Vila Bela da Santíssima Trindade, no século XVIII.

“O prêmio foi pensado para que outras Terezas sejam reconhecidas, homenageadas, porque, nesta base piramidal da exclusão social, a mulher negra é a que mais sofre todas as precariedades, todas as vulnerabilidades”, contextualiza Silviane, complementando que a iniciativa “veio para mostrar não só as mazelas, mas também as potencialidades dessas mulheres”.

O presidente da ALMT, Max Russi (PSB), destacou a relevância da realização do evento. “Mato Grosso tem grande riqueza cultural e sabemos da importância das mulheres negras em nossa história e em nosso presente. Este prêmio vem reconhecer e valorizar essas mulheres”.

A diretora da Assembleia Social, gestora do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros disse que conhece boa parte das mulheres participantes e que sabe da luta delas contra o racismo. “O nosso palco, o nosso teatro é para isso mesmo: ser ocupado pelas mais ricas e belas expressões artísticas e culturais de Mato Grosso”.

Show nacional

Ana Cacimba é uma cantora, compositora, atriz, instrumentista e brincante popular brasileira. De família quilombola mineira, se posiciona como artista negra, mãe e mulher periférica.

“É um prazer fazer este compartilhamento com vocês, falar da luta quilombola [...]. Eu componho para falar de vivência rural quilombola, de vivência periférica, de vivências femininas, de negritude”.

Confira a programação completa:
1º Prêmio Mato-grossense Tereza de Benguela
Data: Quinta-feira (18), às 19h
Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros (anexo à ALMT)
Entrada gratuita e aberta a todos os interessados

- Exposições no foyer do teatro: “As faces de Tereza de Benguela”, por Gilda Portella, e “Processos nossos de cada dia”, por Rayane Silva
- Performance com Day Irê
- Rainha do Carnaval, entrada com Izy Silva
- Participação de Almerinda, personagem do ator André D’Lucca
- Entrega de Moções de Aplauso
- Premiação
- Show “Cura”, com Ana Cacimba

 
Com assessoria
 
 Imprimir