Imprimir

Imprimir Notícia

29/11/2021 às 13:25 | Atualizada: 29/11/2021 às 15:13

Professoras da Unemat participam de obra que será lançada na Bienal do Livro

Leiagora

As professoras da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Eveline dos Santos Teixeira Baptistella, Evelin Mara Cáceres Dan e Vivian Lara Cáceres Dan, participam da obra 'Direitos Não-Humanos', que será lançada no dia 8 de dezembro, na 20ª edição da Bienal Internacional do Livro Rio.

Eveline Baptistella, professora do curso de jornalismo, assina juntamente com Cecília Nobre de Freitas, egressa do mesmo curso, o capítulo: “A representação dos animais do Pantanal na mídia: Um estudo a partir da escala sociozoológica”.

Já as irmãs e professoras de Direito, Evelin Dan e Viviam Dan, assinam o capítulo: “Ações do projeto de extensão de proteção dos animais de rua do município de Barra do Bugres/MT”.

Organizado por Wilson Madeira Filho e Evelym Pipas Morgado, o livro reúne, em 18 capítulos, trabalhos acadêmicos interdisciplinares voltados à análise do direito animal, da exploração dos animais nas indústriais e no campo e outros temas, como incêndios no Pantanal e na Amazônia, políticas de caça criminosa, veganismo e vegetarianismo, e políticas alimentares sustentáveis sem nutrientes animais.

Eveline adianta que levou em conta a influência da mídia, com o objetivo de estudar a representação dos animais do Pantanal na imprensa a partir dos incêndios que atingiram o bioma no ano de 2020.

O estudo se concentrou na análise de conteúdo das reportagens publicadas nos portais UOL e G1, identificando quais papéis sociais foram atribuídos às espécies retratadas, promovendo reflexão embasada em referencial teórico que articula a teoria da Escala Sociozoológica e os Estudos Animais.

“Como resultado, encontramos uma representação dos animais que reforça sua posição de subalternidade em relação aos humanos, assumindo o papel de vítimas da ação do homem. Contudo, observamos também evidências das redes de relações entre animais humanos e não-humanos baseadas nos conceitos de proteção animal, destacando configurações de relacionamentos que visam à preservação das espécies”, contou Eveline.

Evelin e Vivian publicizam as atividades desenvolvidas ao longo de 2020 e 2021 no projeto de extensão em proteção aos animais de rua em Barra do Bugres.

“O projeto tem promovido a sustentabilidade ambiental, a proteção animal, o controle populacional, a guarda responsável e a saúde pública, sendo abarcados por ações multidisciplinares que envolvem a sociedade civil e a universidade”, expos Evelin.

“O projeto tem aproximado os atores sociais, despertando nos participantes e na sociedade uma atitude pro-ativa e o senso de responsabilidade de cuidado com o bem estar animal”, concluiu Vivian.

Eveline Baptistella - Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea, concentrou seus estudos na questão das relações entre animais humanos e não humanos no turismo do Pantanal mato-grossense com destaque à onça-pintada. Eveline também tem participação no documentário ‘Onça, o Grande Felino das Américas’ da TV Cultura.

Evelin Dan - Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais, é autora dos livros ‘A sujeição classificatória dos criminosos’ e ‘O discurso sobre a anormalidade nas práticas judiciais’, ambos publicados pela Editora Lumen Juris.

Viviam Dan - Doutora em Sociologia e Direito é presidente do Núcleo Docente Estruturante do curso de Direito (2020/2023) e coordenadora do Projeto de Pesquisa "A invisibilização dos pescadores artesanais tradicionais na região do Pantanal mato-grossense". 

 
(Com assessoria)
 
 Imprimir