Imprimir

Imprimir Notícia

21/12/2021 às 16:14

Peça teatral de MT sobre sociedade excludente vai ao ar nesta quarta

Priscila Mendes

O Teatro Plenilúnio e a Solta Cia de Teatro estreiam, nesta quarta-feira (22),  o espetáculo “Vai Morrer, Porco!”, a ser disponibilizado on-line no canal do youtube do Plenilúnioàs 19h. Logo após, às 20h, haverá um bate-papo com a equipe sobre o processo de adaptação da do palco para a tela, trazendo a dinâmica do teatro. A produção ficará disponível para acesso por 24 horas.

A peça é uma releitura da obra  “Dois Perdidos Numa Noite Suja”, do dramaturgo Plínio Marcos, e a ideia veio das trocas e vivências compartilhadas entre as duas companhias nos últimos anos, além dos estudos dos grandes nomes da dramaturgia nacional.


A versão digital feita pelos grupos mato-grossenses foi contemplada pelo edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), com recursos da Lei Aldir Blanc.

Para produção do cenário, observando o contexto das cidades onde cada companhia trabalha, Cáceres e  Cuiabá, os integrantes recolheram objetos que lembram o contexto das periferias.

“O objetivo foi coletar materiais descartados pela sociedade, que hoje compõem nosso cenário, e também observar in loco a urbanidade das periferias e bairros mais afastados das duas cidades.” comenta Ismael Diniz, ator.

O espetáculo, que teve estreia presencial em 2019 no Festival Velha Joana, de Primavera do Leste, conquistou oito prêmios, incluindo Melhor Espetáculo. Em dezembro do mesmo ano, “Vai Morrer, Porco!” fez uma apresentação em Cáceres, mas, devido à pandemia, teve a temporada de 2020 suspensa.

Sinopse
Em “Vai Morrer, Porco!”, depois de fazerem bicos pela cidade, os personagens Tonho e Paco dividem um espaço insalubre onde, na frente do público, dormem, comem, bebem, se lavam e fazem planos. Nesse local, os conflitos materiais se tornam evidentes, por meio de objetos que, para os cidadãos médios, têm pouca significância. É assim que um sapato se torna o estopim de uma relação de gato e rato.

Ficha Técnica
Direção: Luciano Paullo
Atores: Benone Lopes e Ismael Diniz
Cenografia: Eliel Lima
Iluminação: Everton Britto
Captação, edição e trilha: Augusto Krebs e Thiago Veloso
Trilha Sonora: Conexão CNV
Material de divulgação: Ismael Diniz
Produção: Manoel Vieira
Apoio: Gabrielly Ferreira, Marcelo Peske, Lucas Xavier
Realização: Teatro Plenilúnio e Solta Cia de Teatro

Serviço
Estreia da peça teatral on-line “Vai Morrer, Porco!”
Data: Quarta-feira (22), às 19h
Local: YouTube do Teatro Plenilúnio

Disponível para acesso por 24 horas
 
Com assessoria
 
 Imprimir