Imprimir

Imprimir Notícia

18/01/2022 às 14:46 | Atualizada: 18/01/2022 às 15:04

Livro sobre criatividade das crianças ao brincar é lançado nesta quarta

Priscila Mendes

Como as crianças usam a imaginação para brincar? É possível mapear tais práticas? O livro "Cartografia do Brincar – Brinquedos e Brincadeiras do Centro da América do Sul", que busca responder tais perguntas, será lançado nesta quarta-feira (19), a partir das 17h, no Centro Cultural Casa di Rose, próximo à praça central de Chapada dos Guimarães.

A entrada é franca e a autora Micheli Sierra estará disponível para venda de livros e autógrafos.


O livro é resultado do projeto "Cartografia do Brincar", contemplado no edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), com recursos da Lei Aldir Blanc, que promoveu um levantamento em 2021 em 12 comunidades rurais e alguns bairros de Chapada dos Guimarães.

A autora do livro, 
Micheli Sierra, e equipe registraram como crianças e adultos brincam e quais os brinquedos constroem.

A publicação relata mais de 90 brincadeiras, registra fotos das visitas, contempla um mapa conceitual do munícipio e das comunidades mapeadas, 
elaborado pelo geógrafo Eduardo Rocha, e contém ilustrações em aquarela feitas pela artista plástica Fabrícia Campello. O projeto gráfico do livro é de Roseli Carnaíba. Ainda participaram do projeto o motorista Antonio Oliveira e a artista plástica e redatora Sandra Vissotto, que fez a correção ortográfica e contribuiu na construção textual do livro.

Para a autora, o brincar é o momento em que a criança explora o mundo, as relações com as pessoas e tudo à volta, conflitos, soluções e, a partir disso, ela não apenas reproduz, ela elabora e produz cultura.

Resgatar e registrar essas brincadeiras e brinquedos construídos pelas crianças é observar um mundo a ser construído e permitir um olhar para a infância de forma honesta, sem os filtros limitantes dos adultos, identificou o projeto.

"O livro traz o contexto da territorialidade do brincar e da potência da infância, onde a criança é protagonista e narradora de sua própria história. É uma viagem ao devir e um aprofundamento no imaginário, desvelando as contribuições da cultura da infância para um mundo melhor”, destaca Micheli.

Da edição financiada pela Lei Aldir Blanc, 200 exemplares do livro já foram entregues para a Secretaria Municipal de Educação de Chapada dos Guimarães, a fim de o trabalho chegue a professores e crianças.

Para conhecer o processo de construção do projeto, siga @cartografiadobrincar no Instagram.


Sobre a autora

Micheli Sierra é arte educadora, artista visual, moradora de Chapada dos Guimarães há 12 anos e, atualmente, é facilitadora de artes manuais do CRAS do município, onde atende grupos de crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social.
Com assessoria
 
 
 Imprimir