Imprimir

Imprimir Notícia

12/04/2022 às 11:10

Articuladora cultural faz pesquisa sobre consumo de produtos indígenas

Priscila Mendes

Você já comprou algum produto indígena? Comprou para si ou para presentear? O que achou dos preços? Uma pesquisa desenvolvida em Mato Grosso está buscando mapear os consumidores de produtos feitos por indígenas no Brasil e você também pode responder, por meio deste formulário.

A iniciativa é da Oráculo Comunicação, Educação e Cultura, com apoio do Hub Pedaço do Mundo e da Editora Sustentável, e a ideia a ideia é saber onde está o público consumidor das artes, artefatos, alimentos, biojoias e toda e qualquer produção feita por indígenas no Brasil, a fim de oferecer a esses produtores informações que possam auxiliar na melhoria das vendas.

Naine Terena, da Oráculo Comunicação, conta que a proposta da pesquisa nasceu da própria experiência enquanto articuladora cultural. “Já estive em diversos lugares da cadeia produtiva da cultura, desde a coordenação de núcleos de economia criativa à consultoria para instituições que querem agregar profissionais indígenas em sua programação. E, por isso, sinto a necessidade de entender quem consome nossas produções, para que possamos ampliar um pouco mais as possibilidades de venda”, explica ela. 

A editora Sustentável, apoiadora da pesquisa, publica, dentre outras áreas, produções ambientais/sociais e culturais e também tem interesse em enxergar como o público vê a literatura indígena.

O Hub Pedaço do Mundo, outro apoiador, tem atuado, nos últimos anos, em orientações para projetos indígenas e, nessa experiência, já verificou alguns desafios, como logística para entregas dos produtos.

Após a tabulação dos resultados, os interessados poderão acessar a pesquisa de forma gratuita. A participação na pesquisa não requer identificação, nem solicita contatos dos entrevistados.

 
Assessoria
 
 Imprimir