Imprimir

Imprimir Notícia

23/06/2022 às 12:44

Cena Livre, da UFMT, abre participação para interessados e retoma planos de eventos

Priscila Mendes

O Cena Livre, projeto de extensão do grupo de teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), está de volta com oficinas de forma presencial e retomará a agenda de projetos.

Para fazer parte do grupo de teatro, o interessado deve ter no mínimo 14 anos e disponibilidade para ensaios e oficinas, todos os sábados, das 14h às 18h, no espaço provisório do Instituto de Linguagens na UFMT.


Dentre os projetos que serão retomados está o Encontro Mato-grossense de Artes Cênicas, que é organizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), pela UFMT e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e reúne artistas, escolas, coletivos, palestrantes, oficineiros, autoridades e o público em geral, com o objetivo de  realizar diálogos e trocas sobre os desafios artísticos através de oficinas, exposições, debates e workshops.

Outros projetos que o Cena Livre pretende retomar para a modalidade presencial são a Mostra Cênica e o Festival Cenas Curtas.

Ellyda Reiche, uma das atuais diretoras do Cena Livre, conta que um dos projetos futuros "é realizar o Festival de Cenas Curtas, [...] de forma presencial na UFMT. A partir de setembro, pretendemos fazer a Mostra de Artes Cênicas, que temos trabalhado para fazer já em dezembro”.

Recentemente, o Cena Livre fechou uma parceria com Águas Cuiabá e vem realizando em escolas a peça infantil O Garoto do Rio e a Ameaça do Óleo, com isso, todo o dinheiro arrecadado é revertido para o investimento do projeto.

O Cena Livre
Fundado em 2016, a partir da iniciativa de Leosan Sampaio, o Cena Livre, até então vinculado como extensão do curso de História, foi criado com o objetivo de promover um curso de iniciação teatral.

O grupo começou de forma “tímida” com cerca de 20 pessoas e as oficinas eram ministradas em uma pequena sala do Centro Cultural. Em 2018, junto à Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), o grupo começou a ensaiar no auditório e, por meio de um seletivo, passou a contar com 40 membros. 

Vale observar que apesar de ser um projeto ligado a instituição acadêmica, o Cena Livre recebe também membros vindos da comunidade externa e atualmente está ligado à Faculdade de Comunicação e Artes.

 
Com assessoria
 
 Imprimir