Imprimir

Imprimir Notícia

13/07/2022 às 12:38

Palhaçando, do Grupo Tibanaré, ocupará 3 espaços públicos de Cuiabá a partir desta quarta

Entretê

A partir desta quarta-feira (13), o Grupo Tibanaré dá início às comemorações dos 15 anos do espetáculo 'Palhaçando' e vai apresentar a nova montagem, gratuitamente, na Praça Cultural do Pedra 90, no Parque Tia Nair e no Parque das Águas, respectivamente nos dias 13 (esta quarta), 16 (sábado) e 17 (domingo). Este circuito de apresentações tem apoio da Fundação Nacional de Arte (Funarte) e parceria com a Secretaria Municipal de Cultural, Esporte e Lazer de Cuiabá.

O Grupo Tibanaré foi criado em 2006 e o espetáculo Palhaçando foi um dos primeiros trabalhos de experimentação do coletivo que até hoje está no repertório. Nesse trabalho, o grupo investigou, pela primeira vez, linguagens artísticas híbridas, utilizando técnicas do teatro, da dança, da manifestação popular e do circo a serviço do palhaço, se baseando no corpo, na improvisação, na interação e no impacto visual com os objetos de cena.

Já se apresentou nos mais diversos espaços (comunidades ribeirinhas, ônibus público, varanda de bar, becos e ruelas, etc) em mais de 50 municípios de Mato Grosso, além de festivais de teatro e de circo e programações para infância e para a juventude em nível nacional. Os números são expressivos: 15 anos de história, mais de 500 apresentações e uma média de 25 mil pessoas atingidas.  

Palhaçando traz em cena dois palhaços que segue um roteiro de gags leves e que priorizam a relação com o público, seguindo o lema de que “brincar é urgente”, possibilitando que crianças e adultos construam o espetáculo como uma grande brincadeira junto com os artistas, o que o torna único, espontâneo, interativo e acessível como linguagem artística.  

O espetáculo teve consultoria em palhaçaria com Ricardo Puccetti (Lume Teatro/SP), trilha sonora original do Grupo Monofoliar (MT) e criação colaborativa dos integrantes do Grupo Tibanaré (MT) e conta as peripécias de dois palhaços bagunceiros que com sua imaginação entram num universo lúdico que remetem a coisas que voam no céu e no espaço, como foguetes, aviões, astronautas, pipa... Eles querem voar e contam com a interação do público para ajudá-los nesta missão, resultando em uma brincadeira bagunçada, cheia de bugigangas e gambiarras.  

Palhaçando não tem uma história linear, tem um roteiro central que se alimenta através do jogo estabelecido pelos dois palhaços em cena: Drinco (Jefferson Jarcem) e Flan (Vini Hoffmann), que usam técnicas tradicionais e contemporâneas da palhaçaria para levar uma obra e dinâmica que convida o público a se aventurar pelas cenas, em que a imaginação dos palhaços se encontram com a dos espectadores para criar este universo cheio de ludicidade e diversão, possibilitando uma experiência cênica que traz as memórias da infância.

Assim, os momentos estabelecidos pelos palhaços, trazem aspectos reconhecidos em diversas culturas e que podem ser vivenciadas por múltiplas pessoas – O desejo de ser astronauta, de construir uma pipa gigante e de voar, das crendices sobre fantasmas, o fascínio de se divertir brincando, de guerra de travesseiros, acreditando ser incrível vivenciar uma chuva de aviões e brincar como se não houvesse amanhã.

Serviço
Espetáculo Palhaçando
Classificação: Livre 
Duração: 40 minutos 


Data: 13/07, às 20h
Local: Praça Ana Martinha da Silva - Praça Cultural do Pedra 90 (Av. Newton Rabello de Castro, 403-455 - Pedra 90)
 

Data: 16/07, às 20h30
Local: Parque das Águas  

Data: 17/07, às 19h30
Local: Parque Tia Nair  

Ficha técnica
Concepção e direção geral: Jefferson Jarcem 
Palhaços: Jefferson Jarcem e Vini Hoffmann 
Assistente cenográfica: Fernanda Gandes 
Sonoplastia e Iluminação: Bruno Botelho/Ana Carolina 
Trilha sonora: Estela Ceregatti e Jhon Stuart 
Figurino: Joana Rezende e Luiz Pita 
Produção: Fernanda Gandes 
Realização: Funarte / Grupo Tibanaré

 
Com assessoria
 
 Imprimir