Imprimir

Imprimir Notícia

12/09/2022 às 18:18 | Atualizada: 12/09/2022 às 18:19

Sesc cria playlist no Spotify de 'esquenta' para o 2º Festival Mato-Grossense de Choro

Priscila Mendes

Quem já quer entrar no clima do 2º Festival Mato-Grossense de Choro pode já abrir o Spotify e curtir dez músicas selecionadas pelo Sesc Mato Grosso, com os mais importantes choros brasileiros. No ‘Top 10’ do gênero musical, tem clássicos como 'Brasileirinho', de Waldir Azevedo, e 'Carinhoso', de Pixinguinha. Escute aqui.

O "esquenta" é para lembrar o público de se programar para a data do festival, a ser realizado na próxima sexta-feira (16) e sábado (17), no Sesc Arsenal, com apresentações regionais do Núcleo de Choro da PMMT, da Orquestra Cuiabana de Choro, da UFMT em Cordas e show nacional com Hamilton de Holanda.

Entre as canções da playlist, é possível conhecer mais a fundo a obra do bandolinista Hamilton Holanda que, além de se apresentar, irá participar de uma roda de conversa com outros artistas no jardim do espaço. Eduardo Neves e Rogério Caetano, que dividirão o palco em um duo, enriquecem a seleção que segue com ‘Gafieira de Bolso’, de Edu Neves, e ‘Delicado’, de Canhotino.  

O choro nasceu no final do século XIX, quando os nobres portugueses trouxeram ao Brasil o piano, bandolim, cavaquinho, violão, saxofone e clarinete. Os instrumentos passaram a ser explorados pelos músicos brasileiros e aos poucos o gênero foi tomando forma. Joaquim Callado Jr. é reconhecido como “pai do choro”, pois inúmeros instrumentistas foram influenciados por seu estilo. 

A criatividade é uma das características do choro. Nas apresentações, os músicos ficam livres para criar e se revezam nos solos. O violão de 7 cordas cede a vez ao saxofone, e o cavaquinho deixa o bandolim assumir a frente do holofote em uma melodia sem limitação.  

‘Brasileirinho’ é considerada a música pertencente ao choro mais famosa do país. O ritmo pujante é um convite espontâneo para dançar e se tornou uma assinatura cultural nas cores verde e amarela. 

2º Festival Mato-Grossense de Choro

Além de se encantar com os concertos de Hamilton de Holanda, Eduardo Neves e Rogério Caetano, o público também poderá participar das oficinas ‘A Linguagem do Choro no Piano – Diálogos com a Música Atual’ e ‘Técnicas de Gravação no Estúdio de Bateria’.  
  
A participação é gratuita e as vagas para as oficinas são limitadas. A entrada são duas caixas de leite longa vida ou dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao projeto Sesc Mesa Brasil, voltado ao combate da fome e desperdício de alimentos. 


O ‘2º Festival Mato-Grossense de Choro’ é promovido pelo Sesc Mato Grosso, em parceria com o Corpo Musical da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).

Serviço
2º Festival Mato-grossense de Choro 
Data: Sexta-feira (16) e sábado (17)
Local: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435, Centro Sul, Cuiabá – MT) 
 
16 de setembro 
Duo Eduardo Neves e Rogério Caetano 
18h – Oficina ‘A Linguagem do Choro no Piano – Diálogos com a Música Atual’ com Felipe Viegas; inscrições aqui 
18h – Oficina ‘Técnicas de Gravação no Estúdio de Bateria’ com Thiago Big Rabello; inscrições aqui 
19h - Apresentações

Duo Eduardo Neves e Rogério Caetano
Orquestra Cuiabana de Choro 
 
17 de setembro 
17h30 - Roda de conversa com Hamilton de Holanda, Eduardo Neves e Rogério Caetano (não precisa fazer inscrição) 
19h - Apresentações

Núcleo de Choro da Polícia Militar de Mato Grosso
Márcia Oliveira
UFMT em cordas
Hamilton de Holanda Trio ‘Onde o Choro encontra o Jazz’ 
20h30 Roda de Choro com todos os artistas 

 
Com assessoria
 
 Imprimir