Imprimir

Imprimir Notícia

16/09/2022 às 13:54 | Atualizada: 16/09/2022 às 13:56

O Rock in Rio 2022 fez história? Veja momentos marcantes das primeiras edições do festival

Paulo Henrique Fanaia

O Rock in Rio 2022 chegou ao fim no último domingo (11) e a edição deste ano já deixou muita gente com saudade e não foi à toa. O evento foi marcado por momentos incríveis como o show tecnológico do Coldplay, shows explosivos como o do Green Day e Demi Lovato roubando a cena.
 
Na verdade, o festival de música, que é considerado um dos mais importantes do país, é cheio de momentos históricos. Isso vem desde a primeira edição, em 1985. Já teve banda consagrada se emocionando no palco, músico vaiado e até artista preso por ficar "muito à vontade" no palco.
 
Foi pensando nisso que o Entretê fez uma lista com alguns dos momentos mais marcantes da história do Rock in Rio para você matar a saudade do festival.
  
Queen e a galera cantam Love of my Life em 1985
 
A primeira edição do Rock in Rio em 1985 foi marcante não só para o público, mas para a carreira de bandas consagradas como o Queen. Na primeira noite do festival, o público da cidade do rock emocionou a banda inglesa ao cantar em coro a música “Love of my Life”.
 
Durante o vídeo, é possível ver a emoção de Freddie Mercury e do guitarrista Brian May que, com certeza, não estavam esperando uma reação tão positiva vindo do público. O momento até hoje é lembrado como um dos mais emocionantes da história do festival e chegou até mesmo a ser referenciado no filme Bohemian Rhapsody.
 
 

Cazuza manda recado ao Brasil em 1985
 
Em 1985, o Brasil passava por um momento de redemocratização que marcou o fim da ditadura militar no país. Naquele ano, o Barão Vermelho fez um show histórico no festival, Tancredo Neves tinha acabado de ser eleito e o líder do Barão aproveitou o fim do show para mandar um recado cheio de positividade para o novo Brasil que começava a se desenhar naquele ano.
 
No fim de “Pro Dia Nascer Feliz”, Cazuza disse: “Valeu! Que o dia nasça feliz pra todo mundo amanhã. Um Brasil novo, pra essa rapaziada esperta”. O momento foi tão importante para o festival e para o país que ganhou as telas de cinema no filme que homenageou a vida do cantor.
 
 

Guns n’ Roses no auge em 1991
 
Na segunda edição do festival, em 1991, o Guns n’ Roses levou o público à loucura com um show incrível que marcou a memória dos metaleiros da plateia. Axel estava com sua extensão vocal no máximo, a banda ainda estava afinada e os solos do Slash eram intermináveis.
 


Faith no More cobrando pouco e entregando tudo em 1991
 
Dizem que o Faith no More só entrou no setlist de 1991, porque o Guns indicou a banda. Como o grupo ainda estava no início da carreira, eles acabaram cobrando um dos menores cachês do festival naquele ano e entregaram um show memorável que aconteceu no mesmo dia do Guns.
 
A partir daí, a banda passou a fazer diversos show no país. No vídeo, é possível ver a banda cantando o sucesso “Epic”, o que, aliás, descreve a apresentação toda dos caras.
 


Iron Maiden grava o melhor disco ao vivo em 2001
 
Depois de 1991, o Rock in Rio ficou parado por muitos anos, retornando somente em 2001. Naquele ano, com um público de 250 mil pessoas sedentas por Heavy Metal, o Iron Maiden gravou o que é considerado até o hoje, seu melhor disco ao vivo. O show marcou a volta de Bruce Dickinson no vocal da Donzela de Ferro e rendeu um álbum duplo incrível.
 
A banda tocou diversas músicas do recém lançado disco “Brave New World” e ainda agraciou o público com os maiores sucessos da carreira. Com um show cheio de solos de guitarra e com a público cantando letra por letra e nota por nota de cada música, o Iron mostrou porque é considerada a banda mais importante do metal mundial.
 
 

Cássia Eller pirando ao som de Nirvana em 2001
 
Cássia Eller sempre será eterna, e naquele que seria seu último ano de vida a cantora entregou uma performance potente e incrível como só a rainha do rock brasileiro poderia fazer. Em show recado de sucessos, a galera foi à loucura quando Cássia fez um dos melhores covers de "Smells Like Teen Spirit" de todos os tempos.
 
 

Carlinhos Brown, água e um erro de setlist em 2001
 
O Rock in Rio não é marcado apenas por momentos de amor à música, as vezes, o festival comete erros homéricos. Foi o que aconteceu em 2001, quando a produção do festival colocou Carlinhos Brown para cantar no mesmo dia de Oasis e Guns n’ Roses.
 
O público do rock não gostou nem um pouco da situação e no momento em que Carlinhos cantava seu sucesso “A Namorada”, o público passou a arremessar garrafas e de água no artista, em uma cena lamentável.
 
 

Sandy e Junior pulando em 2001
 
A noite teen do Rock in Rio III deu o que falar. Britney Spears foi vaiada pelo público por ter usado playback durante o show, boys bands subiram ao palco de bandas de rock consagradas, mas o auge foi quando Sandy e Junior roubou a cena e fez a galera pirar ao som de "Vamô Pulá!"
 
 

Baixista do Queens of Stone Age se sentindo à vontade em 2001
 
Dois mil e um foi um ano tão marcante para o festival que teve até artista sendo preso! Durante o show do Queens of Stone Age, o baixista Nick Oliveri ficou totalmente nú e levou a galera à loucura. O músico foi detido após o fim soa show e disse que achava que era normal as pessoas ficarem assim no Brasil.
 
 

Coro de Viva la Vida em 2011
 
Coldplay fez um show épico neste ano, mas em 2011 a banda levou o público à loucura com uma performance que encantou o país.
 
 

Slipknot fez milhares de pessoas pularem ao mesmo tempo em 2011
 
Na edição de 2011, o Slipknot fez um show histórico. Com um público de milhares de pessoas ensandecidas, Corey Taylor fez algo impensável e conseguiu fazer várias pessoas pularem ao mesmo tempo em um momento que ficou conhecido como “Jump the Fuck”.
 
 

Toca Raul, Bruce!, em 2013
 
O chefão Bruce Springsteen levou a sério o pedido de “Toca Raul!” e fez um cover muito legal de Sociedade Alternativa no festival de 2013.
 
 

Rainha Beyoncé dançando funk em 2013
 
Rainha é rainha! Beyoncé fez a plateia enlouquecer quando dançou "Lek Lek" no palco do Rock in Rio.
 


P!nk voando em 2019
 
Não satisfeita em fazer o público pular, a cantora P!nk resolveu voar sobre milhares de pessoas. Durante a apresentação de “So What”, a cantora usou seus dotes de ginasta e levou a galera ao delírio quando foi suspensa por fios e realizou acrobacias no ar.
 
 
 Imprimir