Imprimir

Imprimir Notícia

15/10/2022 às 15:34 | Atualizada: 15/10/2022 às 16:08

Café Solidário distribui alimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social em Cuiabá

Eduarda Fernandes

A manhã deste sábado (15) foi de acolhimento e entrega na região central de Cuiabá. O Café Solidário, projeto que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social, realizou mais uma edição na Praça da República. Foram atendidas aproximadamente 200 pessoas, entre moradores de rua, mães solo, imigrantes e desempregados.

E, além do café da manhã, voluntários distribuíram brinquedos às crianças e bombons aos adultos, ainda em celebração ao Dia da Criança, comemorado na quarta (12).

O projeto existe desde 2017, nasceu da tese de doutorado de Juliano, e atende pessoas em situação de rua. “Hoje também atende imigrantes, desempregados, mães-solo, e aposentados de baixa renda. O projeto existe a partir da doação de pessoas, eu sou só a pontinha do iceberg”, comenta Juliano Batista dos Santos, doutor pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), criador do Café Solidário.

Juliano conta que antes da pandemia, o Café era realizado todos os sábados, mas o cenário pandêmico culminou na queda das doações, bem como no aumento de pessoas em situação de rua, e a soma desses dois fatores acabou reduzindo a frequência das ações.

Nesta manhã, o café da manhã foi composto de pão com mortadela, com goiabada, suco de morango e de maracujá, café, leite, achocolatado e bombons. Também foram distribuídos absorventes, sabonetes, roupas e pasta de dente.

A ação desta vez contou com o voluntariado de calouros do 1º ano diurno e noturno do curso de Direito da UFMT, a convite do professor doutor Saulo Tarso Rodrigues de Sociologia Geral e do Direito. “Essa ideia de vim vivenciar, ter contato com outras pessoas, sair da nossa bolha, achei muito bacana”, comentou a aluna Fabiana, que se sentiu mais motivada a participar de ações sociais após este contato.

Crédito das fotos - Vitor Maciel
 
 Imprimir