Imprimir

Imprimir Notícia

16/11/2022 às 18:00

Estudantes de Cuiabá apresentam peça adaptada do clássico ‘Turandot’

Entretê

Os alunos do 8º ano da Escola Livre Porto Cuiabá apresentam de quinta-feira a domingo (17 a 20), às 19h15, no teatro do Sesc Arsenal, a adaptação da obra clássica “Turandot”, de Giuseppe Adami. De origem lendária, esta readaptação narra a história da fria princesa Turandot, que desafia os príncipes que com ela desejam se casar a decifrarem três enigmas ou serão decapitados. O vencedor a receberá em casamento.
 
Após a decapitação do príncipe da Pérsia, Calaf, um príncipe desconhecido fica encantado com a princesa e resolve participar do desafio. A princesa, que não tem a intenção de se casar, acredita que nenhum pretendente conseguirá decifrar o enigma. Mas Calaf, contrariando o próprio pai e todos os seus conselheiros, está seguro de que desvendará esse mistério.
 
Afinal, o que reservará o destino a esses jovens e ao povo do lugar? Conforme o professor Luciano Oliveira, corresponsável pela direção e adaptação da peça, a escolha da obra tem muito a ver com o momento vivido pelos estudantes, que durante a adolescência, vivem a fase de construção de um novo posicionamento no mundo, buscando descobrir a própria identidade e o valor próprio.
 
 “É fundamental que a escola permita aos jovens desenvolver essa capacidade de enxergar por meio de outro olhar, vivenciando emoções, valores e desenvolvendo a percepção de mundos diferentes, onde os conflitos são enfrentados e a busca por soluções podem ser colocadas em prática”, acrescenta o professor.
 
Para Beatriz Lopes, Turandot, além de ser uma peça com várias surpresas e muito bonita, também ajudou a turma de estudantes a evoluir. “Em resumo, nos ensina a deixar nossos medos de lado e não desistir sem nem tentar”.
 
E foi justamente esse o grande desafio para o estudante Vítor Campos, que sobe pela primeira vez ao palco. “Ensaiando, pude entender o que é ‘viver a cena’, compreender e incorporar cada situação e só então percebi que teatro não é apenas ler e decorar as falas, é para ser vivido, é arte, é cultura”.
 
Beatriz Oliveira destaca que no início achou que não seria capaz de se apresentar para 200 pessoas. “Mas, vejo agora, que sou sim. Eu consigo ver que sou capaz de fazer aquilo que quero, sem medo do que os outros vão pensar. Fazer o teatro nos torna menos inseguros com nós mesmos e unidos entre nós, porque é um trabalho conjunto”.
 
Autor e Obra
 
Giuseppe Adami nasceu em Verona, em 4 de fevereiro de 1878, e faleceu em Milão, em 12 de outubro de 1946. Era formado em direito, mas dedicou-se à carreira de escritor, dramaturgo e depois crítico musical. Publicou suas lembranças pessoais e, em Epistolário, uma coleção de cartas de Puccini, de quem escreveu duas biografias.
 
Tornou-se conhecido por sua colaboração com G. Puccini nas óperas Rondinelli, Il Tabarro e Turandot, mas atuou como publicitário da casa Ricordi até o fim da vida. Turandot é uma ópera de F. Alfani e G. Puccini, cuja morte deixou a obra inacabada. Em contraste com as mortes e a crueldade da princesa, o Amor flui de forma redentora, nesta readaptação para a Idade Média, feita pela equipe de teatro da Escola Livre Porto Cuiabá.
 
Serviço
 
Peça “Turandot”, de Giuseppe Adami
Quando
: quinta-feira (17) a domingo (20) - às 19h15
Onde: Sesc Arsenal, em Cuiabá
Ingressos: Promocional de R$ 25
Informações: (65) 3623-6667.
 
 Imprimir