Imprimir

Imprimir Notícia

02/02/2023 às 13:41 | Atualizada: 02/02/2023 às 15:39

Fotos e vídeo | Com drinks e música boa, Mandinga Bar ocupa o Centro Histórico de Cuiabá

Da Redação - Gabriella Arantes / Reportagem local - Priscila Mendes

Cafeteria de dia e bar durante a noite: essa é a proposta do Mandinga Bar. Espaço relativamente novo, localizado no coração de Cuiabá, o Centro Histórico, oferecendo experiências que unem música, cultura, entretenimento e gastronomia. 

Através desse conceito, a rua Engenheiro Ricardo Franco ganhou mais vida. Durante a noite, enquanto todas as lojas estão fechadas, a música ecoa pelas paredes das construções. 

O bar foi inaugurado em novembro do ano passado e tem feito sucesso principalmente para quem gosta da produção alternativa local, que se mistura com a cultura cuiabana que o Centro traz. 

“Entendemos que Cuiabá tem uma cultura muito grande no Centro Histórico e não estava sendo explorada. [...]  Mas é muito legal poder fazer o resgate da cultura de volta para o calçadão e trazer o movimento alternativo moderno, que é o que está mandando hoje. Então, conseguimos trazer um pessoal que nem sabe o que tem de cultura aqui”, disse ao Entretê o produtor cultural e um dos proprietários do bar, José Mauro Stival. 

Por lá, a ideia é curtir ao ar livre, aproveitando diferentes ritmos musicais, que vão do rap à música  eletrônica.  

Além da energia do Centro Histórico e da boa música, quem for ao Mandinga Bar também poderá degustar do amplo cardápio, com drinks, chopps e petiscos. 

Durante o dia, o cenário é totalmente diferente, uma cafeteria ocupa o espaço. “Oferecemos castanhas, chás e cafés com especiarias, que é um pouco mais rebuscado na parte do sabor. A escolha do grão foi entre inúmeros fornecedores, estamos tentando nos especializar na parte de sabor de café e de variação de chás. No momento, o que a gente pegou para harmonizar são chips desidratados de batata doce e de banana”, contou o produtor. 



Para quem ficou curioso sobre como surgiu o nome diferenciado do bar, a inspiração veio da ancestralidade negra. “Existem muitas histórias das praças aqui que contam como essa cultura foi difundida. A mandinga nada mais é que um povo mandingo que veio da África para o Brasil como escravo, chegou aqui é se misturou com vários tipos de cultura. Durante esse tempo, se converteram ao islã, voltaram pra cá e esse sentido de 'mandinga' tomou vários significados. Um deles é mandinga como algo pra te proteger, como a bolsinha de patuá, um amuleto, e a mandinga como qualquer tipo de sentimento que possa ser direcionado para alguém. É uma energia como intenção”, explicou. 


Um novo espaço está sendo construído dentro do bar, a ideia é ter dois ambientes diferentes que possam ser usados em todos os períodos do dia. “Vamos produzir artistas, teremos um estúdio aqui embaixo e área de furação de piercing. Estamos vendo também possíveis tatuadores, queremos movimentar bem a parte da manhã, não só a noite”, informou o outro proprietário do local, Allan Otávio de Souza.

Serviço
Mandinga Bar
Cafeteria: segunda a sexta, das 8h às 17h
Bar: de quarta a sábado ou de quinta a domingo, a partir de 18h
Programação: no instagram @mandinga.bar
 
 Imprimir