Imprimir

Imprimir Notícia

10/07/2023 às 16:00 | Atualizada: 10/07/2023 às 16:29

Ato relembra chacina do Beco do Candeeiro nesta segunda

Gabriella Arantes

Há exatos 25 anos, no dia 10 de julho de 1998, os adolescentes Adileu Santos, Edgar Rodrigues de Arruda e Reinaldo Dias Magalhães, respectivamente com 13, 14 e 16 anos, foram assassinados na rua 27 de Dezembro, conhecida como Beco do Candeeiro, em Cuiabá. E para reforçar a impunidade ao crime, um ato está marcado para às 17h, desta segunda-feira (10).

Durante a solenidade haverá orações, caminhada e relatos dos sobreviventes e mães das vítimas. O evento é promovido pelo Psicanálise na Rua, projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Fórum de População em Situação de Rua da Capital.

“As mães dos garotos sofrem até hoje. É duríssimo você ouvir essas mulheres falando, porque se identifica com elas. Esse também é o sentido de haver tanto silenciamento. Se a sociedade ouvir essas mães, não há como não desejar lutar ao lado delas”, afirmou ao Entretê Gabriela Rangel, uma das organizadoras do ato. 

Chacina do Beco do Candeeiro

O crime ocorreu em julho de 1998. Os adolescentes Adileu Santos, Edgar Rodrigues de Arruda e Reinaldo Dias Magalhães, respectivamente com 13, 14 e 16 anos, foram assassinados à queima roupa, na rua 27 de Dezembro, conhecida como Beco do Candeeiro, em Cuiabá.

Um policial militar, principal suspeito das acusações, foi inocentado pelo Tribunal do Júri, por falta de provas, em setembro de 2014. 

No ano que ocorreu a chacina, uma escultura em homenagem às vítimas foi colocada no Beco. A obra, feita pelo artista plástico Jonas Corrêa, mostra dois meninos tentando se proteger, enquanto um terceiro está caído.   

Serviço 
Ato para relembrar chacina do Beco do Candeeiro

Quando: nesta segunda-feira (10), às 17h. 
Onde: Beco do Candeeiro, R. 27 de Dezembro - Centro Norte, Cuiabá - MT. 
 
 Imprimir