Imprimir

Imprimir Notícia

27/07/2023 às 16:05

Circuito Gastronômico do Pantanal segue até 5 de agosto em Santo Antônio

Entretê

O Circuito Gastronômico do Pantanal 2023, edição Santo Antônio de Leverger segue até o dia 5 de agosto, nos 19 estabelecimentos participantes da feira realizada nos dias 21 e 22 deste mês. Nesses dois dias de evento, o município recebeu mais de 1,5 mil visitantes.
 
Até o final da edição, a expectativa é ampliar o turismo gastronômico da cidade e apresentar criações com os sabores tradicionais da comunidade. A ação é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com a Prefeitura da cidade, contou com o apoio do chef de cozinha Marcelo Cotrim, que realizou consultorias nos 19 estabelecimentos participantes desta edição.
 
O festival é mais uma edição do Circuito Gastronômico do Pantanal que, neste ano, percorre cinco cidades pantaneiras mato-grossenses (Poconé, Santo Antônio de Leverger, Cáceres, Nossa Sra. do Livramento e Barão de Melgaço).
 
A cada edição um produto é escolhido como base nos preparos das receitas e para Santo Antônio do Leverger a abobrinha foi a selecionada. O legume está presente em todos os pratos desenvolvidos para o cardápio da edição de Santo Antônio de Leverger. O ingrediente, que faz parte da memória afetiva da população local, agregou valores às receitas que os 19 estabelecimentos já produziam.
 
Desses encontros com o chef de cozinha, Marcelo Cotrim, surgiram criações como bolo de arroz com abóbora, carne seca com creme de abóbora, arroz de banana e abóbora caramelizada e espeto com purê de abóbora.
 
“Quando o Cotrim veio até a mim, eu imaginava que ele criaria uma receita nova, mas pelo contrário, ele aperfeiçoou as minhas receitas ao adicionar o ingrediente âncora [abóbora]. A receita agradou os paladares e estamos tendo uma aceitação muito boa, quem experimentou aprovou e com certeza entrará para a minha lista de produtos”, contou Luzia Pereira de Souza Araújo da ‘Delícias da tia Lu’.
 
A microempreendedora Kelly Hata, proprietária dos estabelecimentos Recanto Oriente e Recanto dos Peixes, destacou a importância de os donos de negócios manterem-se atualizados. “A partir de agora teremos um prato a mais para o nosso cardápio e garanto, está uma delícia! Já tenho 16 anos que trabalho com gastronomia e, desde que o Sebrae/MT nos procurou, posso dizer que aperfeiçoamos a nossa manipulação do alimento, aprendemos como aproveitar todas as partes do produto. Os nossos processos de produção melhoraram”, conta.
 
Ao todo, o cardápio em Santo Antônio de Leverger conta com 26 criações que podem ser apreciadas até o dia 5 de agosto.
 
Turismo gastronômico
 
Este é o segundo ano em que o município de Santo Antônio de Leverger integra o Circuito Gastronômico do Pantanal, uma parceria que tem ampliado o turismo na região, segundo avaliação de Harielso de Oliveira, secretário Municipal de Cultura e Turismo.
 
“O evento é uma forma de divulgar a nossa cidade e promover o turismo gastronômico. O Marcelo Cotrim veio para agregar ainda mais o nosso cardápio. A nossa expectativa é que o público provê todos os pratos criados e retornem mais vezes para a cidade”, declara.
 
Tendo como uma de suas principais atividades a pesca, a gestão municipal vê no Circuito Gastronômico uma oportunidade para diversificar a economia local. “Isso também amplia os negócios para outros segmentos, que não seja só o pescado. A nossa gastronomia passa por transformação, em um momento importante em que estamos construindo a nossa orla. Nós temos muitos pratos para mostrar, não só para o estado de Mato Grosso, mas para todo o Brasil”, completa o secretário.
 
Programa Pró Pantanal 
 
O Circuito Gastronômico do Pantanal é uma iniciativa realizada pelo Sebrae/MT, em parceria com as prefeituras municipais. O festival é uma das ações do Programa Pró Pantanal, criado em 2020 pelo Sebrae/MT e Sebrae/MS, que também conta com o apoio de entes do setor público.
 
“O projeto Pró Pantanal junto com a prefeitura abriu as portas da nossa cidade para esta 2º participação deste circuito. Valorizando a nossa cultura, turismo, fazendo que os nossos microempreendedores individuais e pequenos ganhem mais espaço para comercializar os seus produtos, oferecendo algo diferente para a população local, com a oportunidade de um momento de lazer”, comemorou Claudete Ferreira, assessora de Turismo de Leverger.
 
 
 Imprimir