Imprimir

Imprimir Notícia

01/08/2023 às 18:00

Orquestra CirandaMundo apresenta concerto da Série Cerrado

Entretê

Sob a regência do Maestro Murilo Alves, a Orquestra Ciranda Mundo apresenta, neste sábado (5), mais um concerto da Série Cerrado. A apresentação, que acontece no Teatro Zulmira Canavarros, integra o calendário de atividades especiais, no ano em que o Instituto Ciranda completa duas décadas de fundação.
 
A Temporada Artística 2023 traz uma programação consistente e diversificada: são mais de 20 concertos previstos até o mês de dezembro. O repertório dessa edição da Série Cerrado, inclui a estreia de duas peças de compositores mato-grossenses: Ipês, do Maestro Murilo Alves e SpectroMendes, de Jader Evangelista. O programa de concerto conta ainda com uma criação musical coletiva, além de arranjos de obras de outros compositores, como Edu Lobo, Milton Nascimento, Silvestre Revueltas e Arturo Marquez. 
 
Para o professor do Instituto Ciranda e integrante da Orquestra, Jader Evangelista, essa é uma grande oportunidade para explorar ainda mais o universo da composição.
 
“Como compositor, a gente sempre espera encontrar grupos que possam tocar a nossa obra. Por isso, é um momento de muita felicidade e gratidão por poder tocar minha peça com a Orquestra CirandaMundo. E também é uma oportunidade de divulgar a música contemporânea, trazendo esse tipo de sonoridade que não é tão comum para o grande público”, sintetiza.
 
Uma apresentação onde serão exploradas inúmeras possibilidades, com um repertório pouco convencional. “Esse concerto tem algumas particularidades e no geral está voltado para um repertório mais alternativo, dentro daquilo que é possível de se trabalhar com uma orquestra sinfônica. Nesse programa de concerto, teremos uma criação musical coletiva muito interessante. Essa peça é fruto de uma vivência que a gente realiza com alguns alunos no Pantanal da região de Porto Jofre, apreciando a paisagem sonora, fazendo exercícios de criação coletiva e tocando. E dessa vez, vamos trazer um pouco dessa dinâmica para o palco, em uma peça de aproximadamente oito minutos”, explica o Maestro Murilo Alves.
 
Os ingressos custam a quantia de R$2,00 mais um quilo de alimento não perecível. Os interessados já podem retirar os bilhetes na Casa de Bembem (sede do Instituto Ciranda), localizada na Rua Barão de Melgaço, número 3963, região Centro Norte de Cuiabá.
 
Cultura e cidadania
 
O Instituto Ciranda - Música e Cidadania foi criado em 2003 para desenvolver ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania. São mais de 800 alunos, atendidos nos polos do Instituto Ciranda das cidades de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis e Poconé. Somente na capital, são cerca de 400 alunos, que têm aulas de diversos instrumentos no Centro Histórico da cidade, na emblemática Casa de Bembem.
 
Parceiros
 
Para manter todos os programas e atividades, em Cuiabá e nos demais polos mencionados, o Instituto Ciranda conta com importantes parcerias. O grupo Bom Futuro, Eletrobrás Furnas, Energisa, Eletrobrás Eletronorte, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (AMPA), o Instituto Saga e o Instituto Sicoob são alguns destes parceiros.
 
Acessibilidade
 
Os concertos do Instituto Ciranda dispõem de acessibilidade para deficientes visuais (audiodescrição) e deficientes auditivos (intérprete de libras).
 
Serviço
Orquestra CirandaMundo apresenta Concerto da Série Cerrado.
Data
: 5 de agosto (sábado).
Horário: 20h.
Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.
Ingressos: 1 kg de alimento + R$ 2,00.
 
 Imprimir