Imprimir

Imprimir Notícia

02/10/2023 às 19:20 | Atualizada: 02/10/2023 às 19:23

Inscrições para editais da Lei Paulo Gustavo abrem no dia 16 deste mês

Gabriella Arantes

As inscrições para editais da Lei Paulo Gustavo abrem dia 16 deste mês, através do site da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).  Em cerimônia realizada no Palácio Paiaguás nesta segunda-feira (2), o governo do Estado apresentou os 14 editais contemplados. 

Conforme o secretário Adjunto de Cultura, Jan Moura, o objetivo da reunião é adiantar as informações sobre os editais para que os trabalhadores do setor possam iniciar a elaboração dos projetos.

“A gente já está antecipando para que as pessoas comecem a se preparar. Mas aí tem um link, só entrar, apresenta seu projeto, sua proposta, a linha orçamentária, tem todo um rito ali protocolado. Esses projetos são analisados por pareceristas qualificados e externos. E aí a gente apresenta o resultado, as pessoas são contratadas e pagas”, explicou Jean. 

Ao todo, R$ 34 milhões foram disponibilizados para os editais. Serão contemplados vários segmentos culturais, como: audiovisual; artes visuais; economia criativa e solidária; patrimônio histórico e museus; literatura; música; teatro; circo; dança; capoeira; bandas e fanfarras; cultura hip hop; artesanato; carnaval e festividades populares.

Além disso, a Secel-MT manterá as políticas afirmativas previstas no Plano Estadual de Cultura, que incluem ações voltadas à inclusão, acessibilidade e diversidade de povos e culturas.  “A gente tem uma linha de financiamento para o audiovisual, para todos os segmentos artísticos, principalmente para as comunidades vulnerabilizadas. Povos indígenas, povos ciganos, população de rua e população imigrante”, afirmou o secretário. 

Estes segmentos incluem os povos indígenas; ciganos; quilombolas; cultura de matriz africana e/ou afrobrasileira; imigrantes e/ou refugiados; pessoas LGBTQIAPN+; pessoas com deficiência; ribeirinhos; pantaneiros; agricultores familiares; população em situação de rua; reeducandos e egressos do sistema prisional.
 
 Imprimir