Imprimir

Imprimir Notícia

13/05/2024 às 17:02 | Atualizada: 13/05/2024 às 17:02

Espetáculo sobre a guerra do Paraguai será exibido no interior de MT

Entretê

Inspirado em eventos reais, estreia em Rondonópolis o espetáculo teatral “Guerra do Paraguai” que aborda a história do conflito armado mais sangrento da história da América Latina. A ideia é promover a reflexão sobre violência e os prejuízos de uma guerra. O lançamento com classificação livre e aberto ao público será realizado na próxima terça-feira (14), no saguão do bloco da Psicologia na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), às 19h.

Na peça, atores e atrizes revivem momentos desde quando o governador da província de Mato Grosso morreu na prisão do Paraguai, que desencadeou na união do Brasil, da Argentina e do Uruguai até a perseguição e morte de Francisco Solano Lopes ao longo de cinco anos de conflitos. Segundo historiadores, a Guerra do Paraguai matou entre 300 mil até 450 mil pessoas dos quatro países, sendo o Paraguai o que teve o maior número de mortos.

O responsável pela criação do projeto, o ator e estudante de psicologia Ronald Robert, ressalta pelo menos dois fatores positivos que surgem com a ação. Entre eles, “apresentar os eventos de uma história de nosso país, familiarizando melhor os espectadores e despertando o interesse por conhecer melhor os trechos representados, além de gerar material artístico cultural para a cidade, promovendo a cultura e dando luz para os artistas locais”, destaca. 

O idealizador explica que toda a parte histórica do século XVIII foi transformada em arte através do processo de pesquisa e experimentação cênica das pessoas atuantes, da direção e da dramaturgia do espetáculo. A apresentação que mistura clássico e contemporâneo será realizada em formato de teatro de rua, já que busca se aproximar e fomentar o acesso gratuito do público ao teatro.

O projeto financiado pelo Edital 03/2022 Viver Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) é realizado com integrantes do grupo Patologia Cênica e ex-integrantes do Coletivo CorpoAnu, ambos de Rondonópolis. 


                    

Ficha Técnica:

Direção: Larissa Foá
Atrizes: Nathania Carbonato e Thaís Sales Alves
Atores: João Paulo Castrequini e Ronald Robert
Dramaturgia e comunicação: Cássyo Ander
Figurino e maquiagem: Ricardo Almeida
Produção: Paulo Alípio
Fotografia e designer: Joicy Souza

 
Da assessoria 
 
 Imprimir