Escolas da rede pública municipal de Educação de Cuiabá aderem ao Projeto Verde Novo


A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Senhorinha Ana Alves de Oliveira, localizada no bairro Jardim Vitória, no km 6 da Rodovia Emanuel Pinheiro, será a primeira das 130 unidades da rede pública municipal de Ensino visitadas pelo projeto Escola Verde Novo, a receber o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas.  O evento será nesta sexta-feira (21), às 9:30.

Resultado da parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, Secretaria Municipal de Educação (SME), Instituto Ação Verde, Juizado Volante Ambiental (Juvam) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a iniciativa tem como objetivo resgatar a identidade original de Cuiabá – Cidade Verde, com a distribuição e plantio de 300 mil mudas de árvores frutíferas e nativas por toda a cidade, em comemoração ao aniversário da Capital e, promover a consciência cidadã da sustentabilidade.

“Este é um grande desafio, aliar o desenvolvimento socioeconômico de Cuiabá à formação de uma verdadeira consciência cidadã, ecológica e ambiental na nossa população. Tendo como norteadores da nossa gestão a humanização e a inclusão, e os homens, mulheres e crianças que vivem na nossa bela cidade, trouxemos o projeto para dentro das nossas escolas, contribuindo assim para a formação integral dos nossos futuros cidadãos”, pontuou o prefeito Emanuel Pinheiro lembrando que nos 300 anos de Cuiabá, as ações também estarão pautadas no crescimento com sustentabilidade e também na população e no seu bem estar.

Por meio do projeto, espaços públicos e outras áreas na cidade já vêm recebendo mudas ao longo do ano. Agora a iniciativa alcança as escolas da rede pública municipal de ensino, que aderirem ao projeto.

“Com o projeto estaremos fortalecendo as ações voltadas à Educação Ambiental e levando arborização para as escolas, fomentando a conscientização dos nossos alunos em relação à importância das áreas verdes para os espaços urbanos e a qualidade de vida da população. Essa será mais uma ferramenta que contribuirá para o trabalho pedagógico que já vem sendo desenvolvido na rede pública municipal de Educação, incentivando os estudantes a se sentirem parte integrante do meio ambiente e corresponsáveis pelos cuidados, manutenção e equilíbrio desses espaços”, destacou o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos.

Programação

Na EMEB Senhorinha Ana Alves de Oliveira, 200 crianças e 13 professores do período matutino vão participar diretamente do evento. Após uma palestra na quadra da escola sobre o projeto e os cuidados com as mudas, os alunos irão ajudar a plantar as árvores nativas e frutíferas.

Cerca de 45 árvores serão plantadas na frente e nas laterais da unidade, entre espécies nativas do cerrado e frutíferas como cajueiro, mangueiras, goiabeiras e outras.

A EMEB Senhorinha Ana Alves de Oliveira atende a 400 crianças, nos dois períodos, da Educação Infantil (I e II) e Ensino Fundamental, 1º e 2º ciclos, crianças de 4 a 10 anos.

A próxima escola a receber a iniciativa será o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Névio Lotufo, no bairro Centro América, no dia 28.

Serviço

Plantio de mudas do Projeto Verde Novo

Dia: 21 de setembro

Hora: 9h30

Local: EMEB Senhorinha Ana Alves de Oliveira, Rodovia Emanuel Pinheiro, Km 6, bairro Jardim Vitória

Direto da assessoria da Prefeitura de Cuiabá, Maria Barbant

10 recomendado
comments icon 0 comentários
bookmark icon

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *