Cuiabá, terça-feira, 16/07/2024
14:32:36
informe o texto

Notícias / Geral

01/07/2021 às 11:08

Ações preventivas reduzem 85% dos incêndios no Pantanal no primeiro semestre

Governo do Estado investiu mais de R$ 43 milhões no combate dos incêndios florestais em MT, sendo o maior volume dos últimos 10 anos

Luzia Araújo

Ações preventivas reduzem 85% dos incêndios no Pantanal no primeiro semestre

Foto: Leiagora

O Governo de Mato Grosso lançou na manhã desta quinta-feira (1ª) a operação que irá combater os incêndios florestais durante o período proibitivo de queimadas no Estado. Na ocasião, foram entregues 40 veículos locados para fortalecer o trabalho do Corpo de Bombeiros nas ações fiscalizatórias em campo, para evitar uma tragédia ambiental semelhante ao que ocorreu no ano passado no Pantanal Mato-Grossense. 

Segundo a secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, desde o início do ano, foram realizadas ações preventivas com a população pantaneira para evitar uma nova tragédia no local, destacando que o trabalho já diminuiu 85% os focos de calor na região. 

“Isto não significa que saímos do estado de emergência. A emergência foi decretada pela baixa das chuvas, porém, as ações preventivas e orientativas, além da conscientização da sociedade, demostram que fomos mais eficientes e conseguimos reduzir os focos de calor, mesmo em um cenário de estiagem extrema”, disse a secretária na solenidade realizada nesta manhã, em solenidade realizada na Praça das Bandeiras, em Cuiabá.

O Governo do Estado investiu mais de R$ 43 milhões no combate dos incêndios florestais em Mato Grosso, sendo a maior quantia dos últimos 10 anos.  “Parte deste recurso entregamos hoje. A outra ainda vai ser entregue no decorrer do ano. O período proibitivo vai até o dia 30 de outubro, se não houver nenhuma alteração na condição climática. Além disso, já fizemos a preparação com as capacitações e aquisição de uma série de outros equipamentos”, completou a secretária. 

Mauren ressaltou que o fortalecimento das equipes em campo também está voltado para combater os outros ilícitos ambientais. “Não apenas as forças de segurança da Sema, do Batalhão Ambiental, mas o Corpo de Bombeiros tem atribuição legal para iniciar um processo apuratório criminal se identificar ação humana, causando incêndios florestais”. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet