Cuiabá, quarta-feira, 03/07/2024
16:31:40
informe o texto

Notícias / Política

10/08/2021 às 09:00

Projeto de lei propõe colocar quem escolhe vacina no fim da fila da imunização

MT é um dos piores estados no ranking da imunização também por conta daqueles que querem escolher imunizante

Débora Siqueira

Projeto de lei propõe colocar quem escolhe vacina no fim da fila da imunização

Foto: Reprodução

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) propôs projeto de lei que coloca no fim da fila as pessoas que se recusarem a se vacinar contra a covid-19 por querer escolher qual imunizante receber, os pejorativamente chamados de "sommeliers da vacina". Em casos assim, essas pessoas serão vacinadas após o calendário do Plano Nacional de Imunização, ficando para a repescagem.

Na justificativa, o parlamentar destaca que se tornou rotineira a divulgação na imprensa de pessoas se recusando a tomar a dose da vacina contra a covid-19, conforme o cronograma de vacinação estabelecido pelas prefeituras, em razão da marca do imunizante.
 
“Neste cenário, em que se corre contra o tempo para agilizar a vacinação da população contra a covid-19, com as doses dos imunizantes ainda limitadas, a recusa da vacinação em razão da marca do imunizante causa prejuízo a toda sociedade. Alguns estados brasileiros já se encontram adotando medidas a coibir a prática de recusa da vacinação em razão da marca do imunizante, de maneira a realocar para o final da fila no cronograma de vacinação o cidadão que se recusou em tomar a dose do imunizante quando ofertado para sua faixa etária ou outro critério estabelecido”, argumentou Barranco no projeto de lei.
 
A situação em Mato Grosso ainda é mais grave, pois é o 21º entre as 27 unidades da federação no ranking de imunização contra a covid-19. Apenas 15,92% da população está totalmente imunizada. O Estado também é o pior no ranking de mortes por covid-19 no país a cada 100 mil habitantes.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet