Cuiabá, sexta-feira, 05/07/2024
23:06:51
informe o texto

Notícias / Política

30/08/2021 às 18:13

Em Brasília, Emanuel discute projeto para destinação de resíduos sólidos

Na ocasião, gestor defendeu estudo para os 13 municípios da região do Vale do Rio Cuiabá

Leiagora

Em Brasília, Emanuel discute projeto para destinação de resíduos sólidos

Foto: Divulgação

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), se reuniu na tarde desta segunda-feira (30), com o secretário nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, Pedro Maranhão, para tratar sobre a destinação adequada dos resíduos sólidos da capital e dos demais 12 municípios da baixada cuiabana que compõe o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá. A reunião foi articulada pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho (PTB), e foi realizada em Brasília.

"A pauta da reunião foi o tratamento dos resíduos sólidos, a solução do problema com foco no interesse comum. Ou seja, para o Governo Federal, os projetos e programas que visem o interesse comum ou que afetem um ou mais municípios, em uma região metropolitana ou em um consórcio intermunicipal, são prioridade. Chamou à atenção do  Governo Federal o grande trabalho que Cuiabá vem desenvolvendo no saneamento básico e a  meta de universalização do sistema de água e esgoto até a conclusão do  nosso segundo mandato. Cuiabá tem sido visto como referência e case de sucesso. Mas, como ainda existem situações que precisam ser resolvidas, como o lixão,  há o interesse do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Saneamento,  de fazer do Vale do Rio Cuiabá, um  projeto piloto para solução do problema de resíduo sólido, que é um problema comum dos 13 municípios que compõe o Vale do Rio Cuiabá, formado por mais de 1 milhão de habitantes"
, comentou o prefeito.

Emanuel lembra ainda que os danos causados ao meio ambiente são irreparáveis, por isso, vê a necessidade de encerrar as atividades do lixão.

"As belezas naturais, como a Chapada dos Guimarães e Pantanal não podem ter um lixão. É  degradante, vergonhoso. Agride o meio ambiente e não promove o desenvolvimento sustentável. Através do Consórcio, estamos buscando para os 13 municípios, nesse caso específico, de política de aproveitamento e tratamento dos resíduos sólidos produzidos na região metropolitana, o Ministério do Desenvolvimento Regional, via Secretaria Nacional de Saneamento, se dispôs a doar todos  PMI (Procedimento de manifestação de Interesse) - desde estudos preliminares até projetos de interesse público, um estudo completo dos resíduos sólidos e a solução com o desenvolvimento sustentável", explicou.

O secretário nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, Pedro Maranhão, destaca que a pauta será estudada pelo Governo Federal. "Fico agradecido e o meio ambiente só tem a agradecer e vamos trabalhar essa pauta", disse Maranhão.

 
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real
 
Da Assessoria
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet