Cuiabá, sexta-feira, 05/07/2024
23:33:59
informe o texto

Notícias / Política

08/09/2021 às 14:00

Emanuel pode determinar retorno das aulas ainda este mês

Ele afirma que, caso o seu pedido de reconsideração não seja acolhido pela Justiça, ele irá determinar a retomada das atividades presenciais na Educação

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Emanuel pode determinar retorno das aulas ainda este mês

Foto: Prefeitura de Cuiabá

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) admite que as aulas presenciais na capital podem retornar antes do planejado. Ele afirma que, caso o seu pedido de reconsideração não seja acolhido pela Justiça, ele irá determinar a retomada das atividades presenciais na Educação de forma imediata.

“Não irá haver descumprimento, entramos com um pedido de reconciliação e se não for concedido as aulas vão ter que voltar. Eu vou pedir só um pouco mais de prazo porque existe toda uma logística. São 54 mil alunos, 167 unidades, contando com a educação infantil. Então, está todo o planejamento feito criteriosamente para retorno no dia 4 de outubro e você não consegue mudar isso em três dias”, explicou.

A Justiça determinou o retorno das aulas presenciais em Cuiabá a partir desta quarta-feira, dia 08. A decisão foi proferida no último dia 30 pela juíza Gleide Bispo Santos, 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá.

A magistrada acolheu uma manifestação do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e determinou o retorno das atividades por meio do sistema híbrido de ensino, que conta com aulas presenciais e pelo método remoto de ensino. A decisão ainda prevê uma multa diária no valor de R$ 100 mil em caso de descumprimento. 

Emanuel, contudo, afirma que as aulas não serão retomadas nesta semana. Ele aguarda uma manifestação por parte da juíza acerca de um pedido de reconsideração impetrado pela Procuradoria Geral da República.

“Eu não fui notificado ainda, mas independente disso, conto com a compreensão e sensibilidade da juíza Gleide. Eu orientei a Procuradora Geral a propor uma reconsideração e uma audiência de conciliação, tendo em vista todo planejamento da prefeitura”, disse o prefeito, ressaltando que a programação é retornas as aulas em Cuiabá em 4 de outubro.

“Eu entendo e respeito a preocupação do Ministério Público, da Justiça, em especial da Gleide, mas nós estamos dentro de um planejamento quase perfeito, onde no dia 4 de outubro quando está previsto o início das aulas hibridas na rede municipal, todos os profissionais da educação estarão vacinados, inclusive respeitados os 15 dias da segunda dose”, colocou.

Emanuel espera que a juíza acolha o seu pedido. "Estou com muita esperança de que chegaremos em um denominador comum, e as aulas híbridas retomam em Cuiabá a partir do dia 4 de outubro”, concluiu o chefe do Executivo Municipal citando que diversas unidades de educação no Estado tiveram que suspender as atividades presenciais devido a um surto de covid-19.

 
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet