Cuiabá, sexta-feira, 05/07/2024
23:17:54
informe o texto

Notícias / Política

08/09/2021 às 13:30

Centro de Triagem deverá ser fechado em 45 dias

A informação é do secretário de saúde Gilberto Figueiredo (DEM)

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Centro de Triagem deverá ser fechado em 45 dias

Foto: Secom/MT

O Centro de Triagem Covid-19, instalado na Arena Pantanal, em Cuiabá, deve ser desativado dentro de 45 dias. A informação é do secretário estadual de saúde Gilberto Figueiredo (DEM), que se reuniu na manhã desta quarta-feira (08) com os secretários de saúde dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande para tratar do assunto.

De acordo com ele, a desativação será feita de forma gradativa, a fim de que as cidades se organizem para passar a atender as demandas em suas unidades básicas de saúde.

“De manhã me reuni também o secretário de saúde de Várzea Grande, com a secretária de saúde de Cuiabá para alinharmos e começarmos a planejar, com muita antecedência, praticamente 45 dias antes, a desmobilização do Centro de Triagem, que é uma atividade de caráter municipal. E para que não haja interrupção do atendimento à população que ainda vai continuar demandando por testagem, pelo atendimento precoce, o município pode se preparar”, enfatizou o integrante do primeiro escalão estadual.

Ele explica que, dentro de 10 dias, o Centro de Triagem passará a funcionar apenas três vezes na semana, mas afirma que ainda não há uma data prevista para a desativação completada unidade de atendimento.

“Não existe um dia específico, todo dia vamos planejar, à luz do nosso boletim, e nós vamos introduzindo mudanças. Muito provavelmente a primeira mudança que deve ocorrer, talvez daqui 10 dias, é em vez de funcionar de segunda a sexta, passar a funcionar segunda, quarta e sexta. Depois, mais uma avaliação passará de três dia para terça e quinta, até que a gente faça a paralisação desses atendimentos e os municípios possam absorver atividade total”, colocou.

Gilberto garante que o fechamento não irá prejudicar os atendimentos. De acordo com o secretário, os municípios têm total capacidade de atender a essa demanda.

"Não há motivos para deixar de prestar o atendimento à população, porque tem capacidade de fazer e não há motivo nenhum para deixar a população desassistida. A única coisa que mudará depois da desativação é a porta de entrada. O paciente ao invés de procurar a Arena, vai procurar outras unidades de saúde como forma estava escrito desde o início dessa pandemia no plano de contingência do estado de Mato Grosso”, disse.

Apesar disso, ele garante que o Governo do Estado não irá respaldar as cidades com testes. “O Governo do Estado adquiriu inclusive 500 mil testes de altíssima qualidade e distribuindo para 141 município. Neste momento nós vamos investir naquilo que é as obrigações do Governo do Estado. Então, eu já comuniquei que não há nova aquisição por parte do Governo do Estado, todos os municípios receberam recursos para fazer isso, mas é bom que saiba que daqui 45 dias nós precisamos liberar o espaço utilizado hoje e participar do novo normal que é correr atrás daquilo que ficou paralisado ao longo desse tempo são as cirurgias eletivas”, finalizou.

 
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet