Cuiabá, sábado, 06/07/2024
01:03:10
informe o texto

Notícias / Política

09/09/2021 às 11:32

Janaína Riva defende aumento no percentual da RGA aos servidores do Estado

A parlamentar disse que votação da LDO deve ficar para próxima semana e defende sessão apenas para debater o tema

Da Redação - Débora Siqueira / Reportagem Local - Luzia Araújo

Janaína Riva defende aumento no percentual da RGA aos servidores do Estado

Foto: Luzia Araújo

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) foi mais uma das que discutiram com o governador Mauro Mendes (DEM) nessa quarta-feira (8) a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Palácio Paiaguás. O governador busca assegurar que o texto seja aprovado na íntegra do jeito que foi enviado, contudo, até mesmo os parlamentares da base divergem de alguns pontos.  
 
“Essas divergências são naturais, apesar da base não ter sido liberada, haverá votos divergentes. A questão da RGA (Revisão Geral Anual) em 5,05% para os servidores do Poder Executivo está muito baixa. A Assembleia deve propor uma emenda alternativa”, destacou a deputada.
 
Uma das propostas é corrigir com índices como o INPC (Índice Nacional do Preço ao Consumidor, ou chegar a um meio termo positivo. O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) propôs 8%, mas o governo já descartou.
 
“Como eu disse, é uma discussão ampla e não estamos mais falando apenas do Poder Executivo, mas do Judiciário e do Legislativo também. Antes havia divergências, os servidores dos outros poderes ganham um percentual maior do que os do Poder Executivo”.
 
O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, deve se reunir com a presidente do Tribunal de Justiça, Maria Helena Póvoas, para discutir sobre o percentual de RGA para ser concedido a todos os servidores dos três poderes.
 
Votação da LDO
 
Janaína Riva acredita que a LDO não será votada na sessão desta quinta-feira (09), pois haverá pedido de vistas dos parlamentares e a votação deve seguir para a próxima semana. Ela defende ainda sessões específicas para LDO e outra para a LOA – Lei de Diretrizes Orçamentárias.
 
“São discussões amplas, os deputados vão querer defender suas emendas. Tem que ser discutidos ponto por ponto”.

Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet