Cuiabá, sexta-feira, 05/07/2024
23:58:35
informe o texto

Notícias / Política

10/09/2021 às 19:41

Presidentes dos TREs se manifestam em apoio a ministros e pedem equilíbrio institucional

Após a repercussão de seu discurso, Bolsonaro divulgou disse que as declarações foram feitas no decorrer do calor do momento e pregou harmonia

Eduarda Fernandes

Presidentes dos TREs se manifestam em apoio a ministros e pedem equilíbrio institucional

Foto: TRE-MT

O Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (COPTREL) divulgou uma nota em solidariedade aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e às suas famílias, em razão das críticas sofridas pelo presidente Jair Bolsonaro, que colocou em dúvida a atuação da Corte, mais especificamente do ministro Alexandre de Moraes.

“Nesta oportunidade reafirma seu compromisso com a garantia e preservação da ordem democrática brasileira, mediante a realização de eleições periódicas, seguras e transparentes; com a defesa incondicional do Poder Judiciário e das demais Instituições da República; e com o respeito às leis e à Constituição Federal de 1988, e que tem a Suprema Corte como guardiã e derradeira intérprete”.

Leia também - Bolsonaro ameniza o tom, prega harmonia e diz que declarações são do calor do momento

Na nota, os presidentes pontuam também o dever de assegurar a independência e a liberdade para decidir de acordo com a Constituição e com as leis, bem como atribuir efetividade às decisões judiciais, “pois são pressupostos conferidos ao Poder Judiciário, e constituindo, ao final, verdadeira essência do Estado Democrático de Direito”.

“Nesse momento de exaltação dos ânimos, a preservação da democracia imprescinde da reconstrução dos diálogos, da serenidade, do respeito e do equilíbrio no ambiente institucional; na mantença da independência e harmonia entre os poderes legislativo, executivo e judiciário, pedras de toque de nossa república”, encerra.

Após a repercussão de seu discurso no 7 de Setembro, Bolsonaro divulgou nota com tom mais ameno e disse que as declarações foram feitas no decorrer do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum.

O presidente ainda destacou que as decisões do ministro Alexandre de Moraes devem ser questionadas no âmbito da Justiça dentro das garantias legais e do que diz o 5º artigo da Constituição Federal.

 
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet