Cuiabá, quarta-feira, 03/07/2024
11:37:10
informe o texto

Notícias / Política

05/10/2021 às 20:04

Governador diz que se houver consenso entre Poderes, reduz duodécimo 'na hora'

Mendes afirma que elaborou a peça orçamentária com base na legislação

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Angélica Callejas

Governador diz que se houver consenso entre Poderes, reduz duodécimo 'na hora'

Foto: Christiano Antonucci / Secom-MT

O governador Mauro Mendes (DEM) afirma que está disposto a reduzir o valor do duodécimo dos Poderes de 2022 caso haja consenso entre eles. O democrata garante que não criará objeções se os presidentes de todas as instituições entrarem em acordo quanto ao percentual.

Questionado sobre a possibilidade de acatar essa redução, ele respondeu sem titubear: “Na hora!”

A polêmica em torno do duodécimo do próximo ano se dá por conta do aumento significativo que o repasse terá, conforme consta na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022. Conforme a peça orçamentária, o aumento será de 8,35%. 

Por outro lado, a Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos estaduais de todos os poderes foi fixada em 6,05%. Já há uma discussão na Assembleia Legislativa para equiparar esses percentuais e, assim, beneficiar o funcionalismo público. Uma das ideias cogitadas é buscar essa equiparação por meio da redução do duodécimo.

Contudo, Mendes destaca que elaborou a peça orçamentária de 2022 com base na legislação, e sinaliza que irá vetar qualquer aumento do RGA, caso isso seja efetivado na Casa de Leis.

“Os órgãos têm a sua autonomia. Agora, o Supremo já decidiu sobre esse assunto, somente o governador do estado pode mandar leis para mudar regulamentos de despesas com pessoal. Eu tenho que cumprir leis também, eu não posso fazer uma peça orçamentaria sem cumprir as leis”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet