Cuiabá, quarta-feira, 03/07/2024
11:39:08
informe o texto

Notícias / Política

05/10/2021 às 18:48

Mendes confirma presença na Conferência do Clima para defender produção de MT

Além de Mendes, outros 24 governadores devem comparecer ao evento internacional e esta será a primeira vez que os chefes de Estados irão compor uma comitiva deste tipo

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Angélica Callejas

Mendes confirma presença na Conferência do Clima para defender produção de MT

Foto: Angélica Callejas / Leiagora

O governador Mauro Mendes (DEM) confirmou presença na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP-26), na cidade de Glasgow, na Escócia. O objetivo é mostrar que o estado de Mato Grosso é um dos maiores exemplos que existe no mundo em produção sustentável. 

Para Mendes, as questões ambientais são importantes, relevantes e sensíveis para o estado de Mato Grosso. O que ocorre é que existe uma pressão internacional muito grande voltada para o estado que é um dos maiores produtores de grãos do mundo. 

Os países que mantêm relações comerciais com Mato Grosso exigem diversos certificados de proteção, e o chefe do Executivo lembra que já ocorreram intercorrências ligadas a embargos de produtos por conta da questão ambiental, por isso é necessário apresentar para o mundo a política executada pelo atual governo. “Essa defesa ambiental da nossa conduta, da nossa produção, é fundamental para manter abertas as portas com o comércio exterior”, defendeu Mendes. 

Para se ter uma ideia, se o estado de Mato Grosso fosse um país, seria o quarto maior produtor e ainda assim tem cerca de 80% de sua vegetação preservada e 95% das nascentes intactas. 

Além de Mendes, outros 24 governadores devem participar do evento internacional e esta será a primeira vez que os governadores vão compor uma comitiva desse tipo. O grupo é coordenado pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e já tem a confirmação também dos chefes do Executivo estaduais, João Dória (São Paulo), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Paulo Câmara (Pernambuco). 

O objetivo dos governadores é reforçar o compromisso subnacional com a pauta ambiental, diante da pressão internacional com as medidas adotadas pelo governo Federal. Alguns países ameaçam cortar relações com os produtos brasileiros, o que impactaria diretamente os estados, principalmente, os produtores de grãos, como Mato Grosso que exporta soja, milho, algodão, além das carnes bovinas, suínas e frangos. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet