Cuiabá, sábado, 06/07/2024
01:53:28
informe o texto

Notícias / Política

06/10/2021 às 18:03

Prefeitura rebate Gilberto sobre exames preventivos: 'fala leviana'

A pasta garante que a paralisação de exames preventivos ocorreu em todo o país por conta da pandemia

Kamila Arruda

Prefeitura rebate Gilberto sobre exames preventivos: 'fala leviana'

Foto: Prefeitura de Cuiabá

A Secretaria de Saúde de Cuiabá rebateu as declarações do secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo (DEM), e garantiu que a realização de exames preventivos no último ano ficou prejudicada por conta da pandemia do coronavírus. A pasta ainda acrescenta que isso ocorreu em todo país, tendo em vista que houve uma orientação das autoridades sanitárias de suspensão dos procedimentos eletivos.

“Em Cuiabá, os serviços de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero estão sendo retomados de forma intensa neste Outubro Rosa, com a distribuição de mais de 5 mil kits para exame de Papanicolau para as unidades básicas de saúde e o agendamento de cerca de 1 mil exames de mamografia e Papanicolau na carreta Saúde da Mulher, localizado no SESC Arsenal, numa parceria com o Serviço Social do Comércio – SESC”, garantiu a pasta por meio de nota.

Leia também - Governo diz que estado passa na frente e assume papel da Prefeitura com exames preventivos

Nessa segunda-feira (4), durante lançamento da unidade móvel de Saúde da Mulher, Gilberto disse que o Governo assumiu a atribuição da Prefeitura de Cuiabá mais uma vez, afirmando que a Capital não realiza exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama às mulheres que dependem do SUS há mais de um ano.

A Secretaria classifica as declarações do integrante do primeiro escalão municipal como “leviana”, pois a unidade itinerante, vai ficar temporariamente em cada um dos 141 municípios mato-grossenses. “Ou seja, irá atuar de forma paliativa, enquanto os municípios oferecem o serviço durante todo o ano às suas populações”.

Além disso, afirma que o serviço móvel oferecido pelo Governo do Estado foi colocado em prática sem pactuar com os municípios para onde serão encaminhadas as pacientes que apresentarem resultados alterados nos exames.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet