Cuiabá, sábado, 06/07/2024
07:44:59
informe o texto

Notícias / Política

16/11/2021 às 15:02

Prefeito autoriza Secretaria de Saúde a comprar medicamentos de forma direta

A decisão foi tomada na manhã terça durante reunião entre o prefeito e a secretária interina de Saúde Suelen Alliend

Kamila Arruda

Prefeito autoriza Secretaria de Saúde a comprar medicamentos de forma direta

Foto: Prefeitura de Cuiabá

Apesar de toda polêmica envolvendo medicamentos vencidos no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos (Cdmic) da Capital, a prefeitura de Cuiabá irá realizar a compra direta de determinados itens para atender a demanda da Capital.

A decisão foi tomada na manhã de terça-feira (16) durante reunião entre o prefeito em exercício José Roberto Stopa (PV) e a secretária interina de Saúde Suelen Alliend.

“Para conseguirmos adquirir os medicamentos rapidamente, uma vez que temos itens em falta na rede, decidimos fazer a compra emergencial, até mesmo para aproveitarmos os preços alcançados no pregão”, explicou a integrante do primeiro escalão municipal.

Segundo ela, recentemente foram realizadas licitações para aquisição de medicamentos e insumos, mas os certames não obtiveram sucesso e, por isso, não foram concluídos.

“Fizemos dois pregões para a compra de medicamentos e um para a compra de insumos, mas cerca de 50% dos itens dos três pregões foram desertos ou fracassados. Já demos entrada em novas licitações, mas como já é de conhecimento de todos, é um processo moroso”, revelou.

Diante disso, a solução encontrada pela equipe técnica para dar celeridade à aquisição dos medicamentos em falta é realizar a compra direta dos itens que não foram desertos e/ou fracassados nos pregões nº 010/2021, nº 016/2021 e nº 017/2021.

Os argumentos apresentados pela equipe da Secretaria de Saúde convenceram o chefe interino do Poder Executivo, que autorizou a compra direta, desde que seja feita “da forma mais clara possível”.

Para tanto, Stopa quer que o processo de aquisição dos medicamentos seja acompanhado pela Câmara de Cuiabá, Ministério Público e ainda Tribunal de Contas

“Vamos fazer a compra emergencial de forma transparente. A SMS vai encaminhar ofícios ao presidente da Câmara Municipal, ao presidente da Comissão de Saúde da Câmara, ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado para que façam o acompanhamento destas compras. A secretária, junto com a sua equipe, está tomando o cuidado de fazer a aquisição a partir do relatório do Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá, o CDMIC, tomando todos os cuidados de ordem legal”, disse o prefeito. 

Stopa aproveitou para pedir desculpa à população cuiabana pela falta de medicamentos em determinados postos de saúde da Capital, porém, ressaltou que tem trabalhado para dar um solução quanto ao fornecimento de medicamentos. 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet