Cuiabá, sábado, 06/07/2024
03:05:09
informe o texto

Notícias / Geral

02/12/2021 às 16:36

Após reunião com ALMT, Seduc retifica edital e retira rescisão sem indenização

Primeira versão do documento estabelecia que se contratado não tirasse pelo menos 6 na avaliação semestral sairia sem direito a nada

Alline Marques

Após reunião com ALMT, Seduc retifica edital e retira rescisão sem indenização

Foto: Adilson Rosa/Seduc

O secretário de Estado de Educação (Seduc), Alan Porto, retificou o edital 02/2021, que trata sobre o processo seletivo e formação de cadastro de reserva para contratação temporária de profissionais para exercerem os cargos de Professor, Técnico Administrativo Educacional e Apoio Administrativo Educacional.
 
O único item que foi alterado é sobre a avaliação de desempenho semestral com todos os contratados. É obrigatório que eles atinjam a nota mínima de 6 para a manutenção do contrato vigente. A mudança é que foi retirado do edital que, caso o contratado não atinja os 60% de aproveitamento, haverá a rescisão de forma imediata, sem direito a qualquer indenização.
 
Alan Porto esteve reunido com os deputados no Colégio de Líderes, nessa quarta-feira (1º), para explicar o edital de processo seletivo. Cerca de 42 mil candidatos se candidataram no certame que é conduzido pelo Instituto Selecon. As inscrições foram realizadas para os polos regionais e não mais por municípios. 
 
Contrário à posição tomada pelo governo do estado sobre o processo seletivo, o deputado Lúdio Cabral (PT) apresentou um Projeto de Decreto Legislativo nº 11/2021, que susta o edital para o Processo Seletivo Simplificado de formação de cadastro de reserva. O seletivo é para professor, técnico administrativo educacional (TAE) e apoio administrativo educacional (AEE).
 
“O edital do governo está carregado de erros e de ilegalidades. A Assembleia Legislativa não pode cair na conversa da Seduc. O Parlamento precisa aprovar o PDL e anular o edital e, com isso, começar tudo do zero, por meio do processo de contagens de pontos tradicionais”, disse Lúdio.

As mudanças não atendem aos questionamentos feitos pelo parlamentar petista, já que ele chegou a entrar na justiça porque o edital restringe a participação das pessoas no grupo de risco da covid-19. Isso significa dizer, que pessoas que se enquadrem como idosos, hipertensos, diabéticos, com doença respiratória crônica (asma), doença autoimune, gestantes, dentre outros, vacinadas ou não com imunizante da covid-19 não poderão se inscrever no aludido processo seletivo para contratação de temporários. 

Os pedagogos aprovados no concurso de 2017 da Seduc não serão mais chamados para tomar posse, pois o Estado repassou as séries iniciais à responsabilidade dos municípios. Conforme a Seduc, cabe ao Estado ofertar do ensino fundamental II, que é a partir do 6º ano ao Ensino Médio.  
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet