Cuiabá, terça-feira, 16/07/2024
08:38:17
informe o texto

Notícias / Política

03/03/2022 às 07:22

Quatro vereadores devem aproveitar janela para trocar de partido

A janela começa nesta quinta-feira e os parlamentares municipais buscam legendas que o cacifem para disputa de deputado estadual

Kamila Arruda

Quatro vereadores devem aproveitar janela para trocar de partido

Foto: Câmara

Ao menos quatro vereadores por Cuiabá deverão aproveitar a janela partidária, que abre nesta quinta-feira (3), para trocarem de partido, visando o pleito de outubro deste ano. Todos deverão encarar as urnas buscando uma vaga na Assembleia Legislativa na próxima legislatura, que tem início em fevereiro de 2023. Tratam-se de Adevair Cabral (PSDB), Diego Guimarães (Cidadania), Juca do Guaraná (MDB) e tenente-coronel Paccola (Cidadania).

Dos quatro, apenas os parlamentares do Cidadania já bateram o martelo quanto à migração partidária. Diego está de malas prontas para o PRTB. Ele irá assumir o comando da agremiação no Estado e ficará responsável por estruturar a chapa para deputado estadual.

Leia também - Janela partidária começa hoje: o que vai mudar em MT

A expectativa é que Paccola acompanhe o colega de bancada e se filie ao PRTB. O vereador, contudo, ainda não confirmou a informação. Ele também vem sendo cortejado por siglas como Podemos, Republicanos e outros.

A fim de viabilizar o nome para a eleição rumo à Assembleia, Adevair também admite a possibilidade de deixar o PTB. O parlamentar afirma que está com dificuldades de emplacar o nome na chapa proporcional do partido devido ao seu posicionamento com relação à administração municipal.       
     
Desta forma, ele afirma que já tem conversado com outras legendas, tais como PRB, Solidariedade, PDT, Podemos e Patriota.

Por fim, quem também deve aproveitar a janela partidária para mudar de partido de olho na eleição desse ano é o atual presidente da Câmara de Cuiabá, Juca do Guaraná. Nos bastidores, o parlamentar está se articulando junto ao deputado estadual Allan Kardec, para se filiar ao PDT e disputar a eleição para deputado estadual.

Apesar de não ter nenhuma rusga com o seu atual partido, o MDB, a saída de Juca seria estratégica, tendo em vista que a chapa proporcional da sigla está inchada. Isso, porque os três deputados estaduais da legenda irão disputar a reeleição.

Trata-se de Janaina Riva, Thiago Silva e dr. João. Além deles, ainda deverão encarar a disputa os suplentes Romoaldo Junior, que se manteve como deputado durante os quatro anos, por meio do rodízio, e Silvano Amaral, que deixa a secretaria de Estado de Agricultura Familiar.

A janela partidária tem início nesta quinta e segue aberta até 1º de abril. Nesse período, os mandatários poderão trocar de partido sem correr o risco de perder o mandato.
                                                   
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet