Cuiabá, segunda-feira, 01/07/2024
09:22:43
informe o texto

Notícias / Política

01/04/2022 às 08:00

Confirmação de Mendes no processo eleitoral facilita construção de chapas na reta final

O prazo para a janela partidária se encerra nesta sexta e o União Brasil parece já estar com a chapa de federal fechada, mas ainda corre contra o tempo para por fim à briga na formação da estadual

Jardel P. Arruda

A antecipação do anúncio do governador Mauro Mendes (União) de que vai trabalhar para “construir candidatura” visando o pleito de outubro de 2022 facilita as articulações para filiar pessoas com perspectivas de compor as chapas de deputado estadual e federal.

O governador havia dito que a decisão de participar ou não do processo seria anunciada dia 2 de abril, após o fim da janela partidária e do prazo de desincompatibilização para concorrer a cargo eletivo. Contudo, fez o anúncio quatro dia antes, na terça-feira (29). Um dia depois, parte do imbróglio interno entre os pré-candidatos do União Brasil foi resolvido e a chapa de deputado federal ganhou novos nomes.

“Não é ainda uma confirmação, prego batido e ponta virada, como se diz, mas é uma sinalização muito forte do governador Mauro Mendes de que ele estará ativamente no processo eleitoral. Isso ajuda, é claro que ajuda, porque tira um monte de dúvidas que existia sobre o projeto principal do União Brasil, que eu sempre disse a vocês que é a reeleição do governador Mauro Mendes”, avaliou Fábio Garcia, presidente regional do União Brasil e pré-candidato a deputado federal.

A sigla oriunda da fusão do DEM com o PSL passou por uma crise interna em Mato Grosso, com a ameaça do deputado estadual Dilmar Dal’Bosco deixar o partido, bem como lideranças históricas, como Júlio Campos. Ambos questionaram a competitividade da chapa de deputado estadual que estava sendo montada, além de fazer críticas a preferências internas na sigla.

Após uma reunião realizada na quarta (30), no Palácio Paiaguás, Dilmar bateu o martelo pela permanência e mudou radicalmente o discurso. Porém, Júlio ainda estava satisfeito, e o parlamentar, em menos de 24 horas, parece também não estar 100% certo de que irá se manter no União. 

Leia também - Dilmar decide ficar no União Brasil e muda discurso: ‘família é unida’

Nesse processo, Fábio Garcia foi alvo de várias críticas, mas agora acredita que a situação está pacificada dentro do União Brasil. “Eu fui criticado o tempo todo, mas eu disse que a gente ia trabalhar muito para fazer boas chapas para deputado federal e estadual de Mato Grosso. Acredito que o União Brasil está fazendo uma das melhores chapas de deputado federal de Mato Grosso, uma chapa muito competitiva, com grandes nomes e pessoas super qualificadas, e a gente vai fazer o mesmo com a chapa estadual. Sempre digo, é melhor trabalhar mais e falar menos”, completou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet