Cuiabá, terça-feira, 16/07/2024
13:39:21
informe o texto

Notícias / Política

13/04/2022 às 13:20

Botelho cita ações eleitoreiras e cria comissão para fiscalizar distribuição de equipamentos pela Seaf

A medida foi anunciada pelo parlamentar durante sessão ordinária desta quarta-feira (13)

Kamila Arruda e Eduarda Fernandes

Botelho cita ações eleitoreiras e cria comissão para fiscalizar distribuição de equipamentos pela Seaf

Foto: AL-MT

A fim de evitar que a máquina pública seja utilizada de forma eleitoreira, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Eduardo Botelho (União), anunciou a criação de uma Comissão Especial, a qual vai avaliar a eficiência e impessoalidade na distribuição de máquinas e equipamentos para os municípios e entidades sem fins lucrativos por parte da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf).

A medida foi anunciada pelo parlamentar durante sessão ordinária desta quarta-feira (13). O ato é reflexo de denúncias de que os equipamentos estão sendo utilizados para fins pessoais, visando a eleição deste ano. Segundo Botelho, “há equipamentos que estão sendo doados pela Secretaria sem qualquer critério, e as prefeituras o utilizam como o querem”.

“Alguns prefeitos aplicam muito bem na agricultura, outros estão desviando para coletar lixo, para fazer outras atividades. Outros prefeitos ainda estão usando de forma eleitoreira, só para quem apoia ele que ele vai fazer o seu trabalho. O Estado não pode ser dessa forma. E a Assembleia Legislativa, nas suas funções de fiscalizar tudo o que sai do Estado, então vamos criar uma comissão”, justificou.

Para ele, o Parlamento Estadual não pode ficar omisso diante dessa situação. “O Estado não pode, nós da Assembleia não podemos ficar aqui alheios a isso. Se o equipamento está sendo dado ele tem que ser feito para todos, não importa se é A, B ou C”, completou o deputado, criticando a forma de trabalho da pasta, que não estipula nenhum critério para distribuição de máquinas e demais equipamentos.

“Do jeito que foi feito, infelizmente, a Secretaria de Agricultura não criou nenhum critério e está entregando, na verdade, está só repassando os equipamentos que nem sabe se vai chegar para a Agricultura Familiar e está indo com o nome de Agricultura Familiar. Nós temos que mudar isso”, ponderou.

A comissão será composta por um membro designado pela Assembleia Legislativa, um pela própria Seaf, um pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri), um pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), um pela Empaer, e um representando os secretários municipais de Agricultura.

Os deputados estaduais Tiago Silva (MDB) e Valdir Barranco (PT) parabenizaram o presidente pela iniciativa. O parlamentar emedebista, inclusive, sugeriu que sejam criadas comissões semelhantes nos municípios para que a comunidade também possa acompanhar o uso dos equipamentos repassados pelo Governo do Estado.

Já o petista vai mais além e afirma que o objetivo de Silvano Amaral na Secretaria foi apenas fazer o seu nome para o pleito desse ano. “O que nós acompanhamos na Seaf, pelo Silvano Amaral, foi todo um trabalho voltado para o público que ele quer atrair como seus potenciais eleitores, passou o tempo todo na Sefaz fazendo política eleitoreira. Utilizou-se do expediente da Seaf para fazer campanha”, finalizou.

Vale lembrar que, Silvano deixou o comando da pasta recentemente por conta do processo eleitoral desse ano. Ele irá disputar a reeleição para deputado estadual.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet