Cuiabá, quarta-feira, 03/07/2024
08:42:17
informe o texto

Notícias / Política

25/05/2022 às 11:10

Dois petistas querem disputar a eleição para Governo; definição ocorre no domingo

Se colocaram à disposição para encarar a disputa o professor Reginaldo Araújo e o sindicalista Domingos Sávio

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Dois petistas querem disputar a eleição para Governo; definição ocorre no domingo

Foto: Jardel P. Arruda / Leiagora

Com dois nomes colocados para a disputa majoritária ao Governo do Estado, o Partido dos Trabalhadores (PT) definirá, no domingo (29), se irá postular, dentro da federação com o PV e PCdoB, a cabeça da chapa para a corrida rumo ao comando do Palácio Paiaguás.

Se colocaram à disposição o professor Reginaldo Araújo e o sindicalista Domingos Sávio. Ambos possuem o apoio de cinco correntes internas da agremiação. Trata-se dos movimentos Juventude Revolucionário, Diálogo e Ação Petista, Articulação de Esquerda, Movimento PT e Coletivo Graúna.

Eles defendem que a legenda encare a eleição majoritária como cabeça de chapa, a fim de fortalecer em Mato Grosso o nome de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente da República.

“Não há entre nós dois uma disputa. Há, sim, uma unidade que tenta deixar clara a importância de nós termos candidatura própria em nosso partido”, garantiu Reginaldo, citando o crescimento do movimento de direita no país e em Mato Grosso.

Para ele, essa corrente ganhou força a partir de 2018, com a eleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), e vem assustando a população, pois, segundo o petista, “há uma ameaça à democracia, uma violência cotidiana em todos os espaços”.

“O governo do Mauro Mendes reprisa isso dentro de Mato Grosso e nós temos um histórico dos nossos deputados, que nos últimos três anos estão construindo movimento de oposição a esse governo que esta aí, completamente alinhado ao governo bolsonarista, e os ataques aos servidores públicos, os ataques constantes materializa isso”, completou.

Domingos Sávio reforça as declarações de seu “concorrente” e cita como exemplo algumas das “reproduções” do Governo Federal em Mato Grosso.

“Em Mato Grosso temos um governador totalmente alinhado com o bolsonarismo. Basta lembrar da lei do teto de gastos que foi implantado no Governo Federal e Mauro Mendes fez aqui, da reforma da previdência, que fizeram no Governo Federal e Mauro Mendes fez aqui”, completou.

Apesar de colocarem o nome para a disputa majoritária, a Executiva Estadual tem defendido que o partido aguarde os nomes de outros partidos da federação, ou até mesmo de fora do grupo.

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que também defende a ideia de candidatura própria, explica que a decisão será tomada neste domingo (29) e apenas formalizada nas convenções partidárias que ocorrem no início de agosto.

“A convenção do PT é um espaço de formalização apenas, porque a decisão mesmo sempre acontece no encontro de delegados. São 138 delegados que tomam essa decisão. Todos as candidaturas foram inscritas até o dia 22”, enfatizou.

Segundo ele, foram inscritos 13 pré-candidatos a deputados estaduais, nove pré-candidatos a deputados federais, três para o Senado Federal e os dois a governo.

“O encontro tem a tarefa de tomar a decisão sobre a tática eleitoral, e outra questão é que o encontro também delibera se alguém apresentar proposta de apoio a candidato de outro partido, essa proposta também será submetida a decisão dos delegados”, explicou Lúdio.

Para a corrida à senatória apresentaram os nomes o engenheiro agrônomo James Cabral, a professora Enelinda e ainda a professora Leiliane. “Também estamos com os nomes que o nosso campo político apresentou ao PT para compor a chapa majoritária”, acrescentou o parlamentar.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet