Cuiabá, sábado, 06/07/2024
02:17:12
informe o texto

Notícias / Eleições

23/09/2022 às 07:20

Trunfo do TRE, Câmara de Segurança aponta eleições tranquilas em MT

Desembargador Carlos Alberto Machado afirma que outros estados podem até ter problemas, mas aqui tudo ocorrerá com tranquilidade

Jardel P. Arruda

Não há nenhuma ameaça às eleições em Mato Grosso. Essa é análise atual da Câmara de Segurança do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), segundo informou o presidente da Corte, desembargador Carlos Alberto Machado.

“Os últimos dados que nós temos mostram que não temos problemas nenhum com ameaça, com nada”, afirmou o magistrado, na quarta-feira (21), em Cuiabá.

Ele trata a Câmara de Inteligência como um trunfo do Tribunal neste momento de polarização política. O dispositivo funciona dentro do GGI, porém é formado apenas por profissionais da inteligência das forças de segurança que compõem o gabinete.

“Criamos aqui (Câmara de Inteligência), o TSE tentou copiar, mas não foi nos nossos moldes, vários estados copiaram, nós temos a Câmara de Inteligência. É formada só por órgãos de inteligência, da Abin, da Polícia Federal, da Polícia Civil e da Polícia Militar. Trabalha diretamente com a inteligência”, disse Carlos Alberto.

De acordo com o desembargador, podem até haver problemas em outros estados, como Rio de Janeiro, em decorrência da presença ostensiva das facções do crime organizado, mas Mato Grosso deve ter uma eleição tranquila.

Planejamento

O desembargador salienta que o fato da eleição de 2022 ser atípica por conta da popularização, a Justiça Eleitoral tem se planejado a fim de evitar que qualquer coisa saia do controle. Uma das ações foi justamente a criação da Câmara de Segurança dentro do GGI.

Além disso, o próprio Gabinete de Gestão Integrada contará com 6 mil profissionais da segurança pública no dia das eleições, em Mato Grosso, na maior operação já realizada no estado. “A segurança que falamos é a segurança geral, começa com a segurança das urnas, da população, dos candidatos, das autoridades, de todo mundo. Essa é nossa preocupação maior”, disse o magistrado.

Sem conotação política

Ainda segundo ele, Mato Grosso não tem passado por grandes problemas, apesar do clima de polarização. Inclusive, ele avalia que nenhum crime com conotação política aconteceu em Mato Grosso até o momento.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet