Cuiabá, sábado, 06/07/2024
02:10:10
informe o texto

Notícias / Eleições

22/09/2022 às 17:30

Partidos políticos não participam de 16 eventos de segurança nas urnas eletrônicas

Presidente do TRE lamenta falta de interesse e questiona ataques ao sistema eleitoral

Jardel P. Arruda

Partidos políticos não participam de 16 eventos de segurança nas urnas eletrônicas

Foto: Jardel P. Arruda

Apesar das séries de ataques às urnas eletrônicas nenhum partido político de Mato Grosso participou de nenhuma das 16 cerimônias que envolvem a fiscalização das urnas eletrônicas realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 

“Fizemos seis reuniões com partidos políticos. De prestação de contas, propagandas, com contadores, advogados… Em todas eu pedi a presença deles desde o primeiro ato que eles deveriam participar. Não compareceu ninguém”, lamentou o presidente do TRE, desembargador Carlos Alberto Machado, na quarta-feira (21), em Cuiabá.

Para ele, a falta de empenho dos partidos em acompanhar o processo de segurança das urnas, tira a credibilidade das cobranças feitas. “Se você nem vê como é que faz, como você fala que estou fraudando aquela urna?”, questionou.

Entre as cerimônias perdidas pelos partidos estão as de carga e lacre. A carga consiste na inserção de um pen drive com todos os dados de sistemas e dos eleitores de cada seção eleitoral nas urnas eletrônicas.

Entre os dados inseridos nas urnas, estão o nome do candidato, cargo que disputa, número de identificação e as inscrições eleitorais dos eleitores que votam na referida sessão. Após a inserção da mídia, é feita conferência visual e então as urnas são lacradas. O lacre só é rompido no caso da realização de alguma auditoria na urna.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet