Cuiabá, segunda-feira, 01/07/2024
12:30:11
informe o texto

Notícias / Eleições

02/10/2022 às 22:10

Mendes é reeleito governador de Mato Grosso com 68% dos votos

O atual chefe do Executivo estadual foi reconduzido ao cargo com uma vantagem de de mais de 800 mil da segunda colocada, a primeira-dama Márcia Pinheiro (PV)

Da Redação - Kamila Arruda e Eduarda Fernandes / Da Reportagem Local - Eloany Nascimento

Mendes é reeleito governador de Mato Grosso com 68% dos votos

Foto: Jana Pessoa / Secom-MT

O governador Mauro Mendes (União) foi reeleito governador de Mato Grosso com 68% dos votos válidos. O atual chefe do Executivo estadual foi reconduzido ao cargo com uma ampla vantagem da segunda colocada, a primeira-dama Márcia Pinheiro (PV), que obteve apenas 16% dos votos válidos. O chefe do Executivo abriu uma vantagem de mais de 800 mil votos.

Em entrevista à imprensa, Mauro disse estar muito feliz com o resultado e agradeceu a todos os mato-grossenses que confiaram nele. "A votação foi muito expressiva, estou muito contente, muito animado para continuar trabalhando nos próximos quatro anos”, disse.

Na terceira colocação da disputa ficou o pastor Marcos Ritela (PTB) com 14% dos votos válidos, surpreendendo na disputa. Já na lanterna ficou o servidor público Moisés Franz (Psol) com 0,8% dos votos válidos.

Para o segundo mandato, Mauro diz ter grandes investimentos programados para Mato Grosso, lamenta os cortes de impostos feitos pelo Congresso e diz que, para garantir que tais investimentos se concretizem, será necessário fazer ajustes.

“Todo mundo sabe que a arrecadação de Mato Grosso caiu em relação ao ano passado em função desses cortes. Vamos ter que nos ajustar a isso, vamos continuar segurando a despesa dentro do governo, porque é muito importante fazer sobrar dinheiro para investir no cidadão, na sociedade, e na melhoria de todos os aspectos daquele serviço que o estado presta para a sociedade”.


O governador destacou que este é momento de comemorar a vitória e encerrar os projetos ainda do primeiro. “Vamos começar agora planejar o segundo mandato, vamos planejar uma continuidade de ações importantes que estão acontecendo, que precisam ser finalizadas como os seis grandes regionais, como o programa de infraestrutura consistente que nós estamos fazendo em Mato Grosso, os trabalhos da educação que começam a apresentar os primeiros sinais”.

Trajetória

Mendes irá exercer o seu segundo mandato à frente do Palácio Paiaguás. Ele foi eleito a primeira vez em 2018, quando desbancou o então governador Pedro Taques, que disputava a reeleição.

Antes disso, ele ocupou a cadeira de prefeito de Cuiabá entre 2013 e 2016. Ele é formado em engenharia elétrica, sócio-proprietário da empresa Bimetal Indústria Metalúrgica Ltda e dono de outras empresas dos setores de construção, energia e mineração.
 
Campanha
 
Apesar da grande rivalidade entre o governador e a esposa do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), a reeleição de Mendes se deu de forma tranquila. Desde o início da campanha eleitoral, o chefe do Executivo estadual apresentava uma grande vantagem em cima da primeira-dama nas pesquisas de intenção de voto.

No entanto, eles travaram uma verdadeira batalha jurídica, principalmente no que diz respeito à propaganda eleitoral. Márcia, inclusive, chegou a ter inserções e o seu horário eleitoral suspenso algumas vezes, tendo ficado fora do ar na última semana. 

A disputa entre ambos acabou sendo acentuada com a participação de Emanuel na coordenação da campanha de Márcia. O prefeito ainda chegou a fazer desafios como a quebra de sigilo bancário e fiscal, disparou acusações contra Mendes, mas mesmo assim não conseguiu alavancar a candidatura da esposa. 

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet